Residência Médica do HSM forma novos psiquiatras
20 de fevereiro de 2025 - 15:53
Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e Fotos: Milena Fernandes
Referência no Norte e no Nordeste do Brasil, a Residência em Psiquiatria no HSM é uma parceria com a ESP/CE
Mais nove profissionais se tornaram especialistas em Psiquiatria Geral no Ceará. Nesta quinta-feira (20), foi descerrada a placa da turma XXXIX (2022-2025) do Programa de Residência Médica no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), em Fortaleza. A iniciativa é uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Ambos os equipamentos são vinculados à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
A solenidade, marcada por emoção e reconhecimento, ocorreu no hall principal da instituição. Na ocasião, participaram preceptores, funcionários e familiares dos formandos.
Durante discurso aos presentes, o psiquiatra Alexandre Lima, que é preceptor da Residência, parabenizou os formandos e orientou que eles nunca percam a curiosidade e o desejo de aprender. “Quanto mais aprendemos, mais humildade devemos ter. Precisamos olhar o paciente como um ser que nos inspira a buscar cada vez mais conhecimento. Na Residência do HSM, a nossa intenção é que vocês enxerguem o paciente por vários ângulos e, que daqui, vocês levem um pouco de cada um de nós preceptores. Usem todo essa experiência com sabedoria e obrigada por permitirem que façamos parte da vida de vocês”, afirmou Lima.
Letícia Macedo foi uma das profissionais concludentes da Residência em Psiquiatria do HSM
Residente de Psiquiatria, Letícia Macedo Camara, de 27 anos, integrou o grupo de discentes prestigiados no momento solene. Ela conta que, desde o período da faculdade, já sabia que o Hospital de Saúde Mental é referência no campo da Residência Médica em Psiquiatria. “Aqui passamos por um serviço completo de assistência na área, como internação, emergência, ambulatórios, ensino e pesquisa, o que nos proporciona uma visão abrangente da psiquiatria”, explica.
Concluída a especialização, a profissional projeta os novos passos da carreira. “Quero seguir o trabalho levando todo o conhecimento adquirido no HSM. Esse aprendizado deve ser colocado em prática tanto em hospitais, consultório, enfim, estou aberta as novas possibilidades que surgirem”, comemora.
Residência Médica do HSM
Com 46 anos de atividades, o serviço de Residência em Psiquiatria do HSM é referência no Norte e no Nordeste do País. Para ingressar no programa, é necessário participar de processo seletivo realizado pela ESP/CE.
Anualmente, são ofertadas dez vagas para Psiquiatria Geral (com duração de três anos). Após a conclusão dessa especialidade, ainda é possível realizar duas subespecialidades no HSM: Residência em Psiquiatria para Infância e Adolescência, com duas vagas por ano e duração de doze meses e Psicogeriatria, com duas vagas por ano e duração de doze meses.
Os residentes da Psiquiatria Geral atuam em todos os ambulatórios voltados para o atendimento à população, dando assistência a ocorrências como psicose de difícil controle; primeiro surto psicótico; esquizofrenia; transtornos ansiosos, alimentares, de humor, da sexualidade humana, do impulso; interconsulta psiquiátrica; quadros psiquiátricos na gestação e puerpério, entre outros.