Gerência de Risco

 

Na busca constante de prestar uma assistência de qualidade, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSMM) conta com a Comissão de Gerência de Risco Sanitário Hospitalar, alinhado as políticas públicas nacionais, em especial a Portaria do Ministério da Saúde Nº 1660/2009, que institui o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária-VIGIPÓS.

 

O Escopo da Gerência de Risco é a vigilância pós uso/comercialização de eventos adversos e queixas técnicas dos produtos para saúde sujeitos a vigilância sanitária, o que impacta diretamente na qualidade e segurança do cuidado à saúde.

 

O objetivo é identificar, analisar, avaliar, tratar, monitorar e comunicar os riscos decorrente do uso de produtos para saúde. As informações geradas serão comunicadas a Vigilância Sanitária, através do Sistema NOTIVISA e VIGIMED, as quais subsidiará tomadas de decisão por parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, para eliminar ou reduzir os riscos e minimizar danos relacionados à utilização dos produtos sob vigilância sanitária.

 

Para alcançar os resultados trabalhamos em equipe envolvendo os profissionais das diversas áreas do HSMM desenvolvendo ações nas áreas de TECNOVIGILÂNCIA (materiais, equipamentos, kits laboratoriais), FARMACOVIGILÂNCIA (medicamentos), NUTRIVIGILÂNCIA (alimentos), COSMETOVIGILÂNCIA (higiene pessoal) e SANEANTES (produtos de limpeza).