Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH

 

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Professor Frota Pinto (HSM) é de natureza técnico-permanente, nos termos da Lei de n° 9431, de 06 de fevereiro de 1997 (Portaria n° 2616/GM de 12 de maio de 1998, que dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção do Programa de Controle de Infecção Hospitalar no país).

 

A CCIH do HSM  tem como proposta manter o contínuo aprimoramento estratégicos e técnicos que promovam o bem-estar e segurança de seus pacientes e dos profissionais.A CCIH do HSM funciona como órgão de assessoria junto a direção geral e de execução das ações de controle de infecção hospitalar, estando assegurada sua autonomia funcional aos setores estratégicos para o controle das infecções hospitalares.

 

A CCIH do HSM é composta de membros consultores e membros executores, no entanto para o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) temos 6 representantes como membros efetivos.

 

Obedecendo os critérios do Programa de Controle de Infecção Hospitalar pela portaria de n° 2616, de 12 de maio de 1998, o HSM compete as seguintes ações a cumprir:

 

1- Elaborar um Programa de Controle de Infecções Hospitalares;

2- Realizar a atividade de vigilância, através da busca ativa;

3- Controle de uso racional de antimicrobianos;

4- Atividade de treinamentos e capacitação junto aos CEAP para educação continuada;

5- Realizar investigação epidemiológica de surtos, sempre que indicado;

6- Realizar as taxas de infecção hospitalar mensalmente;

7- Densidade de incidência de infecção hospitalar;

8- Promover medidas de isolamento de surtos infecciosos que venham ocorrer no hospital (Unidades de internamentos ou no ato de avaliação no setor de acolhimento);

9-  Realizar inspeção interna (visita técnica nos setores);

10- Controle da água, a cada 6 meses, através da limpeza das caixas d’água e cisternas, assim como, tratamento dos poços. Após o tratamento e limpezas, amostras de água deverão ser submetidas ao LACEN para análise microbiológica e físico-química.

 

Contato

E-mail: siqueira.castro@yahoo.com.br