HSM realiza 15ª Mostra Científica reunindo trabalhos de estagiários

1 de dezembro de 2021 - 11:43 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e fotos: Milena Fernandes

Estagiários de cinco áreas distintas fizeram apresentações no auditório do HSM

Na sexta-feira, 26 de novembro, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará, realizou a 15ª Mostra Científica HSM: o cuidar apesar dos desafios. Foram apresentados, no auditório principal, catorze trabalhos nas áreas de Nutrição, Psicologia, Farmácia, Serviço Social e Enfermagem.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Estágios do HSM, Vitória Oliveira, o evento foi um sucesso, pois os estágios foram deferidos no início do semestre de 2021 e trouxeram estagiários dedicados e comprometidos, tanto do ponto de vista da área assistencial como também da gestão. “Um olhar de cuidado do paciente de vários âmbitos e percepções, além dos desafios. Através dessas apresentações, percebemos de forma multiprofissional o que acontece no hospital e como podemos trabalhar juntos, crescer e melhorar”, afirma.

Projetos apresentados

A estagiária do curso técnico de enfermagem, Thayanne Lima, que realizou, juntamente com outros alunos, um projeto de meditação, aromaterapia e relaxamento no Hospital Dia Lugar de Vida, relatou que a prática foi muito positiva, inclusive com sugestão da Direção do hospital para ter continuidade.  “O nosso trabalho foi muito satisfatório, bastante positivo, pois conseguimos contribuir com a rotina do Hospital Dia. Os pacientes apresentaram uma diferença no comportamento, na forma de lidar com as situações cotidianas. Foram dias de muito aprendizado”, avalia a estagiária.

A estagiária de Psicologia, Ana Paula Duarte, escolheu o Ambulatório de Atendimento a Pessoas Trans do HSM para desenvolver um projeto voltado para a comunicação. Ela chegou a desenvolver um folder sobre o serviço, com informações gerais para o público trans. “Daqui vou levar um olhar mais humanizado para o ser humano, valorizando a escuta e lutando sempre contra o preconceito”, declarou.

O diretor geral do HSM, Frederico Emmanuel Leitão Araújo, assistiu às apresentações e frisou que essa mostra é fruto de muito aprendizado desse campo de estudo e que o hospital também ganha muito com as contribuições deixadas pelos estagiários. “São novas ideias lançadas e que podem se aplicadas na unidade. Além de tudo, é um incentivo ao estudo e  ao desenvolvimento de práticas inovadoras como formas de cuidados com o paciente”, analisa.