Nutrição e Dietética

29 de junho de 2009 - 18:02

 

Segurança Alimentar e Nutricional-SAN

É a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.

Se o direito à alimentação é parte dos direitos fundamentais da humanidade, definidos por pacto mundial do que o Brasil é signatário, a obtenção e manutenção da segurança alimentar é um objetivo estratégico e supõe responsabilidade pública, envolvendo Estado e sociedade. Exige a articulação convergente de múltiplas ações com participação e controle social exercido por cada um de nós, seja profissional e/ou usuário dos serviços.

A nutrição dos pacientes internados no HSMM tem recebido atenção especial. Reconhecendo sua importância e atentos aos riscos alimentares, o hospital tem incentivado a Segurança Alimentar e Nutricional investindo na qualificação de pessoal do Serviço de Nutrição. Em novembro e dezembro de 2008 foi realizado um curso de Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos, com carga horária de 20hs, direcionado aos funcionários do setor. Fruto de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, a capacitação teve como um dos objetivos conhecer as medidas preventivas para controle dos perigos potenciais em alimentos e, assim, promover a segurança alimentar e nutricional no âmbito hospitalar.

Na busca pela qualidade na prestação de serviços, em março de 2009 mais um projeto de segurança alimentar foi iniciado. Trata-se da consultoria para implantação das Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, cuja proposta aborda a elaboração do Manual de Boas Práticas e dos Procedimentos Operacionais Padrões (POP’s) do Serviço de Nutrição e Dietética, bem como uma auditoria para emissão do Atestado de Conformidade em Boas Práticas no Serviço. Este atestado, reconhecido nacionalmente, é a comprovação de que o estabelecimento possui as Boas Práticas implantadas e, portanto, produz alimento seguro para o consumo de seus pacientes e funcionários.

A consultoria encontra-se em fase intermediária de implantação e a previsão de termino data para julho de 2009. Os resultados desse grandioso projeto será divulgado à comunidade hospitalar na abertura de um evento de Segurança Alimentar e Nutricional que tem programação para acontecer em outubro do corrente ano, sendo este mais um desafio do setor de nutrição na busca pela multidisciplinaridade no HSMM. Outros projetos na área de nutrição como investimento na infra-estrutura da cozinha e refeitório, a fim de construir um ambiente mais adequado à produção de refeições e portanto mais seguro do ponto de vista sanitário,  encontram-se em andamento.

Assim sendo, o objetivo final da segurança alimentar é fornecer nutrientes adequadamente selecionados e manipulados, como também isentos de contaminação física, química ou microbiológica. Nessa perspectiva, destaca-se a importância de cada indivíduo na garantia dessa segurança, já que o significado de segurança alimentar e nutricional abrange mais que a produção do alimento, envolve um processo complexo que perpassa pela distribuição e acompanhamento desse alimento. No entanto, como podemos contribuir com a segurança alimentar e nutricional no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto – HSM?

Algumas medidas básicas são sugeridas para que possamos torna-se sujeitos ativos nesse processo:

– Não trazer alimentos para dentro do ambiente hospitalar;
– Armazenar alimentos apenas em locais destinados para esse fim;
– Lavar as mãos antes de alimentar-se e antes de ajudar o outro a alimentar-se;
– Evitar debruçar-se sobre o balcão de distribuição de refeições no momento da distribuição das preparações, a fim de evitar contato dos cabelos, de peças da roupa e adereços com a alimentação;
– Fazer vigilância alimentar aos pacientes com prescrição de dietas especiais (diabéticos, hipertensos etc);

O reconhecimento de nossas responsabilidades é passo fundamental para a valorização da alimentação como componente do projeto terapêutico dos indivíduos e conseqüente garantia da segurança alimentar e nutricional a nível hospitalar.