Secretaria da Saúde do Estado divulga nota técnica da volta das cirurgias eletivas

9 de julho de 2020 - 13:02

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga nesta quarta-feira, 8, nota técnica da retomada de cirurgias eletivas onde orienta os profissionais de saúde para adotarem as medidas para redução de riscos de transmissão de Covid-19 a paciente e profissionais dos hospitais, garantindo resolutividade da demanda reprimida e de rotina.

As instituições de saúde deverão criar protocolos próprios com base nas recomendações científicas mais atualizadas acerca das práticas de prevenção e controle da transmissão da Covid-19. Esses protocolos devem estar disponíveis para avaliação da Vigilância Sanitária do Estado.

As cirurgias eletivas no Estado estavam suspensas desde o dia 16 março de 2020, quando foi decretado Situação de Emergência em Saúde no Estado do Ceará, onde trouxe uma série de medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana provocada pelo Covid-19. Em média, 5 mil procedimentos eletivos por mês, foram cancelados.

Respeitando as particularidades de cada unidade de saúde, sugere-se a retomada gradual das cirurgias eletivas acontecerá em três estágios. Na primeira fase, até 50% dos níveis normais de atividade cirúrgica, na segunda fase até 75% dos níveis normais de atividade cirúrgica e a terceira fase até 100% dos níveis normais de atividade cirúrgica ou o mais próximo possível dos níveis normais de atividade, com segurança. Os níveis normais de atividade dependem da capacidade instalada de cada hospital quando já operava antes da Covid-19. A avaliação da situação epidemiológica da unidade à medida que avança nos estágios de retomada das cirurgias.

Os agendamentos das cirurgias só poderão ser feitos com exclusão da Covid-19 após teste de RT-PCR negativo. Caso o exame der positivo é necessário que adie a cirurgia até que a doença seja excluída após novo teste de RT-PCR negativo. Essa decisão exigirá discussão com a equipe técnica, e compartilhamento de decisão com o paciente.

 

 

Assessoria de Comunicação do HSM
Repórter: Milena Fernandes

3101-4348