Setembro Amarelo: roda de conversa com os pacientes

30 de setembro de 2020 - 17:37

 

alt alt

 

Para encerrar a programação da campanha Setembro Amarelo, que defende a valorização da vida e a prevenção ao suicídio foi realizada nesta quarta-feira, 30, uma roda de conversa com os  pacientes internados no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM). O encontro aconteceu no período da manhã, no espaço de convivência do Centro de Terapia Ocupacional do hospital. A farmacêutica e coordenadora da Farmácia, Virna Saraiva, e a enfermeira e coordenadora da CCIH, Maria Siqueira, conduziram o evento, falando sobre a importância de tomar a medicação corretamente.

De acordo com Siqueira, é importante conscientizar os pacientes sobre a administração correta dos medicamentos. “Os pacientes precisam ser incentivados a dar continuidade ao tratamento. Com a auto estima elevada, eles conseguem viver melhor com  os familiares e em comunidade”, ressalta.

Segundo a farmacêutica Virna Saraiva, essa adesão ao uso da medicação é fundamental para garantir que o tratamento deles tenha uma continuidade até porque eles precisam dessa medicação para terem equilíbrio, para poder conviver com a família e a sociedade. “Caso eles parem com a medicação, o risco maior é de um novo surto, uma nova intervenção psiquiátrica e é isso que nós queremos evitar e ajudá-los a ter essa consciência”, explica.

Após a roda de conversa foi realizada uma dinâmica com balões amarelos, onde cada paciente teve a missão de não deixar o balão cair no chão. A coordenadora do Centro de Terapia Ocupacional do HSM, Marcionília Andrade, relata que sempre são trabalhadas atividades lúdicas e integrativas com os pacientes. “Essa dinâmica é para elevar a auto estima diante das atividades ocupacionais e que eles não desistam com facilidade dos objetivos deles e mantenham o foco sempre”.