Hospital de Saúde Mental completa 62 anos sendo referência em Psiquiatria no Ceará

21 de março de 2025 - 11:16

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e foto: Milena Fernandes
Arte gráfica: Brauliana Barbosa

Uma vida dedicada aos cuidados com a saúde mental. A enfermeira Maria Siqueira, de 75 anos, coleciona histórias de amor e carinho pelo Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), em Fortaleza.  Há 48 anos ela trabalha na unidade hospitalar. Tudo começou quando, “Siqueirinha”, como é conhecida, se formou em enfermagem e foi contratada para trabalhar na área assistencial do hospital. Depois de alguns anos de muita experiência, assumiu a chefia do Serviço de Enfermagem, implantou a Gerência de Risco e Segurança do Paciente e ficou a frente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HSM, função que desempenha até hoje. Em abril, ela se aposenta com o coração apertado por deixar o local que tanto ama e os amigos com quem convive há tanto tempo. Porém, a sensação é de dever cumprido.

Há 48 anos, a enfermeira Maria Siqueira se dedica aos cuidados com a saúde mental e prevenção de infecção hospitalar

“Ao longo dessas décadas, vivenciei desafios, transformações e avanços na assistência psiquiátrica e na prevenção de infecções hospitalares. O cuidado com os pacientes exige mais do que técnica. É necessário ter empatia, respeito e lutar constantemente contra o estigma. Fazer parte da transição para um novo modelo assistencial, mais humano e integrativo, foi uma experiência enriquecedora e transformadora. Agora, ao se aproximar da aposentadoria, levo a satisfação de ter contribuído com o crescimento e a melhoria dos serviços de saúde mental, sempre com dedicação e compromisso com os pacientes e a equipe de trabalho”, declara.

Completando 62 anos de assistência neste domingo (23), o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência no atendimento em Psiquiatria no Estado. O HSM dispõe de uma Emergência 24h para pacientes com transtornos mentais graves e que estejam em crise, além de 180 leitos de internação, sendo 160 para tratamento de pacientes com transtornos mentais gerais e 20 para dependentes químicos. O hospital também se destaca no atendimento ambulatorial, oferecendo a população 32 ambulatórios especializados nos mais diversos transtornos.

O atendimento humanizado e multidisciplinar tem sido destaque no HSM

A instituição possui atendimento 24 horas em urgência e emergência em casos complexos de Psiquiatria

De janeiro a fevereiro deste ano, o HSM realizou 3.427 atendimentos na Emergência, 378 internações e 2.682 assistências ambulatoriais. Os casos mais comuns atendidos na emergência do HSM são os transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de álcool, cocaína, múltiplas drogas e substâncias psicotrópicas, seguidos pelos casos de esquizofrenia, psicose, transtorno afetivo bipolar e depressão.

Além da assistência realizada na emergência e no internamento, a unidade presta acompanhamento especializado para pacientes que necessitam de tratamento psiquiátrico para evitar hospitalização. A unidade possui dois hospitais-dia: o Elo de Vida, que atende pacientes com dependência química, e o Lugar de Vida, para pacientes com transtornos mentais que apresentam quadro de saúde estável. Nessas unidades, o paciente passa o dia todo em atendimento multidisciplinar, retornado para casa no final do dia.

Ensino e Pesquisa

O Hospital de Saúde Mental destaca-se também no Ensino e na Pesquisa. A especialização em Psiquiatria do HSM é referência no Norte e no Nordeste e existe há 45 anos, com 228 psiquiatras formados até hoje. Por ano, são formados 10 residentes em psiquiatria e dois residentes em psiquiatria da infância e adolescência. Este ano, foi aberta a especialização em Psicogeriatria, com dois residentes já cursando. A Residência em Psiquiatria coordena o atendimento ambulatorial psiquiátrico, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos.

Nos ambulatórios, são acompanhados pacientes com transtornos mentais de diferentes diagnósticos e estágios de gravidade. Esta assistência é prestada pelos médicos que estão se especializando em Psiquiatria, residentes do HSM, sob a supervisão de preceptores da Residência Médica.

No Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional (Ceap) são recebidos, por ano, cerca de 1.100 alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social para realização de estágios no HSM.

Programação do aniversário do HSM

No dia 27 de março (quinta-feira) será realizada uma comemoração no refeitório do hospital para os profissionais que se dedicam a saúde mental, com almoço especial, bolo e música ao vivo. Os pacientes também receberão bolo confeitado de sobremesa e participarão de atividades lúdicas.