Ensino e pesquisa: mais de 600 estagiários passaram pelo Hospital de Saúde Mental em 2024
26 de novembro de 2024 - 10:32
Durante o mês de novembro, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde de Ceará (Sesa), realizou a 19ª Mostra Científica, com o tema “Direitos Humanos e Saúde Mental, Proteção e Empoderamento”, com apresentação de 21 trabalhos. Desse total, cinco receberam menção honrosa. Os temas dos trabalhos mais bem avaliados foram: Alteração de formas farmacêuticas sólidas; Avaliação nutricional de funcionários de um hospital público; A utilização da gincana como recurso terapêutico no cuidado em saúde mental; A utilização da meditação como ferramenta terapêutica complementar em dependentes químicos; e Grupos como espaço de fortalecimento do empoderamento em saúde mental.
O estagiário em Farmácia, Richardson dos Santos Silva, de 22 anos, afirma que durante o estágio foi possível ter uma visão detalhada do mercado de trabalho e observar as competências detalhadas para desenvolver um trabalho de excelência. “Nesse estágio, conheci todas as áreas que regem o Serviço de Farmácia do Hospital de Saúde Mental e aprender tudo isso é de extrema importância. O trabalho realizado na Mostra Científica também foi uma grande oportunidade para colocarmos em prática tudo o que aprendemos durante o estágio, impactando diretamente no hospital como um todo, melhorando e aperfeiçoando o sistema de saúde como um todo”, frisa.
A estudante de Enfermagem, Karoline Barreto, 28 anos, que estagiou no Elo de Vida, setor do HSM que trata pacientes com dependência de álcool e outras drogas, declara que foi fundamental esse período de estágio no HSM para o seu crescimento pessoal e profissional. “Vivenciei práticas inovadoras em saúde mental, especialmente no contexto da dependência química, aplicando as práticas integrativas e complementares, conciliando com a parte teórica que a gente tem na faculdade. Com isso, percebi que essas técnicas podem impactar positivamente na recuperação desses pacientes, o que fortalece minha perspectiva sobre um cuidado mais humanizado e integral. A participação na Mostra Científica ajudou a dar visibilidade nessa abordagem complementar no tratamento desses pacientes químicos. Foi emocionante ver o impacto do nosso relato de experiência na comunidade acadêmica e entre os profissionais da saúde mental, além de ter recebido essa menção honrosa tão valiosa para nós”, relata.
No HSM, o Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Ceap) acompanha, semestralmente, estagiários de diversas áreas da saúde, como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social, além de alunos do ensino técnico em enfermagem e nutrição. Em 2024, o HSM registrou a passagem de 685 estagiários, além de residentes dos programas de residência médica e multiprofissional.
Ao final de cada semestre os alunos têm a oportunidade de participar de Mostras Científicas, que tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e incentivar a produção científica, configurando-se como um espaço para a divulgação de propostas e soluções que contribuam para o desenvolvimento de novas ideias, iniciativas e a construção de alianças.