Exposição de arte e atividades culturais marcam encerramento da programação do Setembro Amarelo no HSM
26 de setembro de 2024 - 14:49
26 de setembro de 2024 – 14:37 #Arteterapia #Hospital Dia – Lugar de Vida #HSM #setembro amarelo
Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e fotos: Milena Fernandes
Pinturas, colagens, artesanatos e desenhos dos pacientes ganham destaque em exposição para acompanhantes, visitantes e profissionais
Para encerrar o mês da campanha setembro amarelo, de valorização da vida, os profissionais do Hospital Dia Lugar de Vida no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), organizaram uma exposição. A “Expo Dia” reuniu diversas atividades artísticas e culturais feitas pelos pacientes atendidos pelo serviço.
A exposição começou na terça-feira (24), com as artes confeccionadas pelos pacientes, como colagem, pintura, desenhos, bijuterias e outros artesanatos. Os pacientes internados no HSM foram levados ao jardim do Hospital Dia para visitarem a exposição.
Cada trabalho exposto representa um pouco das ações realizadas pelos profissionais junto aos pacientes que passam o dia todo no hospital. A enfermeira Rosângela Santos conta que muitos pacientes não conseguem falar o que estão sentindo, mas através da arte é possível expressar.
“Muitos chegam estáticos e não conseguem falar o que sentem. Até resistem às atividades de arte. Mas com estímulo, eles vão se soltando e aceitando a atividade: começam a desenhar, pintar e colocar as emoções para fora. Dessa forma, a arte se torna um recurso muito importante no tratamento terapêutico deles”, afirma.
Pacientes que passam o dia no hospital realizam atividades artísticas como recurso terapêutico
Uma das pacientes, Edvania Coelho, de 47 anos, está internada no Hospital Dia há dois meses por depressão e ansiedade. Ela revela que o apoio que vem recebendo dos profissionais tem ajudado muito no tratamento. Os recursos utilizados, como a arteterapia, também auxiliam na recuperação dela. “Já fui internada cinco vezes e quando vim para o Hospital Dia, estava muito depressiva, angustiada, achando que nunca iria melhorar. Mas agora estou ótima. A arte me ajuda a ter esperança por dias melhores, me acalma e me traz paz interior”, declara.
Na quarta-feira (25), os pacientes foram convidados a vivenciar o “Dia da Beleza”, com penteados, corte de cabelo, manicure e pedicure. Além disso, participaram de brincadeiras, jogos de tabuleiros, dominó e outras atividades culturais.
O encerramento da campanha contou também com um dia dedicado à beleza das pacientes interessadas