Serviços Gerais: profissionais do HSM são essenciais para a qualidade do atendimento

21 de fevereiro de 2024 - 15:28

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto: Milena Fernandes
Foto: (Ascom/HSM)

Nesta quinta-feira (22), celebra-se o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, profissionais que cuidam da limpeza e conservação dos ambientes hospitalares com eficiência. Dedicação, amor e muito carinho são os principais ingredientes utilizados por aqueles que atuam no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM). Responsáveis pela higienização dos diversos setores do hospital, esses profissionais arrancam elogios de pacientes, acompanhantes e profissionais.

Equipe de Higienização Hospitalar do HSM é formada por 44 auxiliares de serviços gerais

“Fico observando o trabalho deles e o que mais me impressiona é o cuidado, o zelo em deixar tudo limpinho, mas eles vão além, sempre com um sorriso e um olhar carinhoso para nós que estamos acompanhando um paciente. É uma profissão que merece valorização e reconhecimento”, declara Ana Lívia da Silva, de 36 anos, que é acompanhante de um paciente internado.

 No HSM, a equipe é formada por 44 auxiliares de serviços gerais. De acordo com o coordenador da Higienização Hospitalar, Joscélio Almeida, existe um diferencial na prestação deste tipo de serviço nesta unidade hospitalar, que é referência em Psiquiatria.

“Reconhecemos o quanto essa categoria é importante para a saúde pública. Sendo assim, nós estamos sempre tendo o cuidado de valorizar cada um deles. Constantemente, oferecemos cursos de capacitação para a equipe, não apenas na área deles, mas sim em outras áreas também. Realizamos treinamentos, palestras e atualizações sobre diversos assuntos que promovam mais qualidade de vida, saúde e bem estar”, explica Joscélio.

Os profissionais são incentivados a participar de cursos, treinamentos e palestras realizadas no hospital

Essa valorização profissional é o que manteve o auxiliar de serviços gerais do HSM, Francisco Mariano Evangelista, de 63 anos, na mesma atividade por três décadas. “Todos os anos participo de vários treinamentos, o que nos ajuda muito e nos incentiva a desenvolver melhor o nosso trabalho. Algumas palestras nos trazem conhecimento e informações importantes para o dia a dia”, afirma.

Mariano já está completando três décadas de trabalho como auxiliar de serviços gerais e se orgulha da profissão

Segundo Mariano, sem a limpeza nenhum hospital pode funcionar. “Sem o nosso trabalho a vida de todos estaria prejudicada pelo risco de infecção hospitalar. Trabalhar aqui e contribuir com a saúde das pessoas é uma alegria, pois a gente convive com diversos profissionais, além dos pacientes, acompanhantes e visitantes. Fazemos amizades e somos úteis ao próximo”, declara.