Pacientes do Hospital Dia participam de atividades lúdicas e recreativas para a conscientização da importância do cuidado com a saúde física e mental
20 de outubro de 2023 - 09:51
Assessoria de Comunicação do HSM
Texto: Milena Fernandes
Fotos: Vitória Oliveira
A Campanha Outubro Rosa vem ganhando mais espaço no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Na manhã desta quinta-feira (19), os pacientes atendidos pelo Hospital Dia Lugar de Vida foram convidados a participar de uma série de atividades, como alongamentos, exercícios de respiração profunda e circuito funcional.
A ação foi conduzida por estagiários do curso Técnico de Enfermagem da EEEP José de Barcelos. A orientadora do estágio, Maria Marcilene da Silva, esteve presente e falou sobre a importância desse trabalho. “O intuito dessas atividades é promover os benefícios das práticas corporais para as doenças crônicas, como o câncer, além de promover bem estar físico, mental e emocional aos pacientes”, afirma.
De acordo com a nutricionista e presidente do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisas (Ceap), Vitória Oliveira, é genuinamente gratificante ter parcerias com instituições de ensino. “Presenciar o empenho e a dedicação dos estagiários no desempenho de atividades que enriquecem o tratamento dos pacientes internados é motivo de grande alegria, é extremamente satisfatório perceber que esse esforço resulta em feedbacks positivos. Essa parceria não apenas contribui para a qualidade do atendimento, mas também desempenha um papel fundamental na formação de profissionais humanos e empáticos, que, sem dúvida, deixarão uma marca positiva no campo da saúde e na nossa missão como hospital que também é um centro de ensino e pesquisa”, reconhece.
Os pacientes participaram das atividades e elogiaram a iniciativa. “Isso tudo nos ajuda a refletir sobre o que queremos e o que podemos fazer pela nossa saúde física e mental. Hoje, aprendemos que é possível prevenir doenças, como o câncer de mama. Eu estava depressiva quando acordei, mas com essas atividades muito criativas que estamos realizando já me sinto bem melhor”, revelou Lucilene Oliveira, 45 anos, uma das pacientes atendidas no Hospital Dia do HSM.