Comida Junina: É possível celebrar o prazer e o equilíbrio à mesa

29 de junho de 2023 - 08:30

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto:Milena Fernandes
Arte gráfica: Brauliana Barbosa

As tradicionais festas juninas nos convidam a saborear deliciosas comidas típicas, que fazem a alegria de muitas pessoas. Quando falamos de culinária junina, não podemos deixar de enaltecer as delícias típicas do Nordeste. Essa região encanta o paladar de muitos com sua rica variedade de pratos que preservam as tradições culturais e resgatam as raízes históricas. Quem não ama um milho, cuscuz, canjica, pamonha e bolo de milho?! Nesta matéria, vamos explorar a culinária junina do Nordeste, destacando os sabores marcantes e dando dicas para aproveitar tudo com equilíbrio.

A coordenadora de Nutrição Clínica do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), Dayanna Reis, destaca que é impossível pensar na gastronomia junina e logo não lembrar logo do milho. “Ele é a estrela da culinária junina nordestina e está presente em diversas preparações, como pamonha, canjica, mungunzá, cuscuz e no bolo. Extremamente versátil, traz aconchego e sabor para as festividades”, diz.

A tapioca também tem os seus encantos e sua marca é a versatilidade podendo ser recheada com queijo coalho, coco, carne de sol e outros ingredientes típicos. “Uma forma de deixá-la mais nutritiva é adicionando alimentos que são fonte de fibras, como aveia, chia, linhaça ou gergelim”, aconselha a nutricionista.

Outras iguarias típicas do São João nordestino são a paçoca de carne de sol e o vatapá,  combinação muito saborosa e que utiliza temperos e ingredientes regionais, que contam um pouco da história da culinária nordestina.

No quesito sobremesas, temos um capítulo à parte. Entre os destaques, encontramos a cartola (banana com queijo coalho e melaço), a cocada, o pé de moleque, o bolo de milho e o mungunzá (doce). Essas sobremesas tradicionais são preparadas com ingredientes típicos da região e adoçam os corações dos apreciadores de um bom doce. É muita delícia para um período só?! Será que é possível aproveitar um pouco de tudo? A resposta é SIM! A equipe de nutrição clínica do HSM orienta como aproveitar essa temporada de delícias com equilíbrio na alimentação.

As nutricionistas também reforçam que a alimentação vai além dos nutrientes. “É uma manifestação de afeto, momento para partilhar sabores e fortalecer os laços afetivos e as comidas juninas são um excelente convite para celebrar o prazer de estar à mesa”, recomendam