Hospital de Saúde Mental forma dez novos especialistas em Psiquiatria

23 de fevereiro de 2023 - 14:50

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e fotos: Milena Fernandes


Referência no Norte e no Nordeste do Brasil, a Residência em Psiquiatria no HSM é uma parceria com a ESP/CE

Novos dez profissionais se tornaram especialistas em Psiquiatria Geral no Ceará. Nesta quinta-feira (23), foi descerrada a placa da turma XXXVII (2020-2023) do Programa de Residência Médica no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), em Fortaleza. A iniciativa é uma parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). Ambos os equipamentos são vinculados à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A solenidade ocorreu no hall principal da instituição. Na ocasião, participaram preceptores, funcionários e familiares dos formandos.

O coordenador da Comissão de Residência Médica do HSM (Coreme), David Martins, relembrou os momentos desafiadores que os alunos tiveram diante da pandemia de covid-19, com aulas on-line e em meio a incertezas e mudanças.

“Pela própria característica da nossa especialidade, com uma necessidade até que se fez maior, vocês se uniram e se adaptaram; conseguiram tirar o melhor de cada situação, uma característica dessa turma, que sempre demonstrou muita vontade de estar aqui, de aprender e de contribuir com o serviço”, disse.

O descerramento da placa foi feito pelo psiquiatra e preceptor da Residência Médica do HSM, Joel Porfírio. “É uma alegria estar ao lado de vocês. Sinto-me muito honrado por representar, neste momento, nominalmente, todo o corpo de funcionários, colaboradores e servidores do hospital, além de ter acompanhado todo o aprendizado realizado aqui e em outras unidades. Continuem sempre querendo aprender mais e mais”, afirmou.


O médico Pedro Reis (à esquerda), um dos novos especialistas em Psiquiatria, destacou a importância de estudar em uma unidade referência no ensino psiquiátrico. “A área da Saúde Mental é cheia de estigmas, mas, quando a gente inicia o contato com os preceptores, com os mais diversos profissionais, com a equipe em geral e os pacientes, temos um outro olhar, totalmente diferente. Isso nos ajuda nessa formação”, avaliou.

Para Reis, a experiência no HSM foi “fantástica” e representou uma mudança de vida. “As pessoas questionam o motivo pelo qual escolhemos lidar com o sofrimento humano. No entanto, eu costumo dizer que escolhemos ajudar as pessoas em seus sofrimentos. É um grande privilégio ver as pessoas se sentindo bem, voltando a trabalhar e a conviver melhor com seus traumas e suas questões particulares”, ressaltou.

Residência Médica do HSM

Com 48 anos de atividadeso serviço de Residência em Psiquiatria do HSM é referência no Norte e no Nordeste do País. Para ingressar no programa, é necessário participar de processo seletivo realizado pela ESP/CE.

Anualmente, são ofertadas duas vagas para Residência em Psiquiatria para Infância e Adolescência e dez vagas para Psiquiatria Geral. Durante os três anos, os residentes atuam em todos os ambulatórios voltados para o atendimento à população, dando assistência a ocorrências como psicose de difícil controle; primeiro surto psicótico; esquizofrenia; transtornos ansiosos, alimentares, de humor, da sexualidade humana, do impulso; interconsulta psiquiátrica; quadros psiquiátricos na gestação e puerpério.