Profissionais do HSM recebem elogios; prática pode melhorar a saúde mental

6 de janeiro de 2023 - 07:52

No mês de janeiro, além da campanha sobre a conscientização dos cuidados com a saúde mental, comemora-se o Dia Nacional da Gratidão, nesta sexta-feira (6). A data é uma oportunidade para agradecer e celebrar.

Para a psicóloga do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), Aurilene Xavier, a gratidão é o alimento do corpo e da alma. “O fato de sermos gratos proporciona a nós emoções mais positivas. A prática da gratidão, do reconhecimento e até do elogio nos deixa menos ansiosos, depressivos ou estressados”, afirma.

Em relação aos elogios, muitas manifestações desse tipo são registradas na Ouvidoria da unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em 2022, foram 48 elogios registrados na Ouvidoria do HSM.

A ouvidora Valdenia Moreira registrou 48 elogios em 2022

A ouvidora Valdenia Moreira explica que foi desenvolvido um método próprio com exposição das fotos dos funcionários elogiados, previamente autorizadas, em painel afixado no hall principal do HSM. “Em parceria com a Assessoria de Comunicação do HSM, os elogios são colocados na intranet e nos grupos de WhatsApp do hospital. Outra forma de divulgação é a realização da entrega de certificados, dando ciência aos funcionários sobre a importância nos processos de trabalhos, elevando sua autoestima”, diz.

A enfermeira Wiliane Celedônio da Silva, 50, trabalha no HSM há cinco anos. Ela recebeu várias mensagens nos últimos meses. A profissional afirma ser gratificante o reconhecimento pelo trabalho desempenhado junto a pacientes e acompanhantes. “Nos elogios, sempre destacaram a gratidão pela minha agilidade em relação à internação do paciente, além da assistência prestada no hospital. Isso me deixa muito feliz, pois eu me dedico bastante ao trabalho, e os agradecimentos por parte dos colegas de trabalho, dos acompanhantes ou dos pacientes fazem eu me motivar ainda mais”, pontua.