HSM lança livro que reúne artigos sobre assistência e inovações em saúde mental

30 de maio de 2022 - 10:18

30 de maio de 2022 – 10:06 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto: Milena Fernandes
Arte gráfica: Brauliana Barbosa


Diversos profissionais do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), compartilham suas experiências e vivências no livro Práticas de Saúde Mental em Pauta. A publicação será lançada nesta sexta-feira (3), às 14h, no auditório da unidade hospitalar – para o público interno e convidados. O material, disponível de forma on-line, é dividido em 23 capítulos, somando artigos de 53 autores.

“Esta obra foi inspirada no anseio por compartilhar as situações vivenciadas no dia a dia assistencial do HSM, assim como na gestão no âmbito hospitalar. Os capítulos que constam nesse e-book foram produzidos por profissionais de saúde das áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Farmácia e Administração, com uma proposta multiprofissional abordando diversas temáticas e perspectivas em saúde mental”, explica uma das organizadoras do livro, Juliana Pereira Queiros, nutricionista e presidente do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa do HSM.

O equipamento hospitalar é referência no atendimento em Psiquiatria no Ceará, com uma Emergência 24 horas em funcionamento para pacientes com transtornos mentais graves e que estejam em crise, além de 180 leitos de internação. O HSM destaca-se, também, no campo de estudo, pesquisa e formação para profissionais da área da saúde mental.

Produção científica

Nesta primeira edição, o e-book tem como objetivo principal divulgar e discutir as práticas dentro da área de saúde mental a partir do ponto de vista da assistência, além de estimular a produção científica. O livro apresenta temáticas relacionadas à gestão da qualidade, à educação aplicada e às inovações em saúde mental; ao atendimento e ao acompanhamento de pacientes psiquiátricos no contexto hospitalar; e à segurança do paciente.

A nutricionista Vitória Oliveira, que também participou da organização da obra, conta que os capítulos que compõem o material refletem, no campo da saúde mental, o cuidado com a vida. “Entendida e tratada em sua multifatorialidade e complexidade”, pontua. “Além disso, representa o compromisso com a busca de soluções, alternativas e inovações que os autores se dispuseram a compartilhar, com os dilemas, as análises, as vivências e as experimentações que o complexo campo da saúde mental vem produzindo”, enfatiza Oliveira.

Serviço

Lançamento da obra “Práticas de Saúde Mental em Pauta”
Quando:
sexta-feira (3), às 14h
Onde: auditório do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (para o público interno e convidados)
Acesse a íntegra do livro