Especialistas explicam como a leitura previne doenças e auxilia em tratamento de pacientes

18 de março de 2022 - 16:04

18 de março de 2022 – 15:21 # # # # # # # # # #

Assessoria e Comunicação do HMJMA e HSM
Texto: Diana Vasconcelos e Milena Fernandes
Foto: Diana Vasconcelos
Arte gráfica: Brauliana Barbosa


Paciente do HMJMA, Márcia Helena Silva de Castro Emídio conta que, em muitos momentos, a leitura lhe serviu de assunto e companhia

É senso comum que a leitura é um bom hábito em termos intelectuais e para a aquisição de conhecimento. Mas há outros importantes motivos que a tornam benéfica. Segundo especialistas do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidades da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), ler também auxilia na prevenção de doenças, atua como tratamento e até melhora a saúde emocional e o convívio social.

A neurologista Joana D’Arc Loureiro, que integra o Ambulatório de Especialidades do HMJMA, destaca que a leitura se beneficia da neuroplasticidade do cérebro. “Ler trabalha com a imaginação, a memória, com um processo cognitivo que utiliza todo o cérebro. Ela te coloca dentro de vidas que você não viveu, traz experiências que você não teve. Imagina a riqueza para o cérebro. Esse hábito pode trazer o mundo inteiro para dentro da sua cabeça, estimulando sinapses, utilizando outros neurônios e causando uma atividade geral da mente”, explica Joana.

Tudo isso pode auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças graves, como a demência, que atinge cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Os estudos comprovam que o paciente que lê muito tem dificuldades de memória menos acentuadas e um melhor desenvolvimento cognitivo das outras áreas”, disse ela, destacando que o hábito de ler ajuda tanto na prevenção da demência quanto no retardamento dos sintomas de pacientes já diagnosticados.

A leitura também expande o conhecimento cultural do paciente, “colocando-o em contato com uma parcela maior da sociedade e enriquecendo sua experiência de vida”. É possível aprender sobre os diferentes pontos de vista e a se colocar no lugar do outro.

A servidora pública Márcia Helena Silva de Castro Emídio, 55, pôde experimentar essa empatia em primeira mão no HMJMA. Ela vem passando por longas internações desde novembro de 2021 em consequência de uma pancreatite e explica que sua estadia tem sido mais leve após receber livros emprestados pelo Serviço Social e devido à humanização do serviço de saúde.

“Tem me ajudado bastante, realmente. Quando a assistente social observou que eu leio a bíblia e ficava muito tempo ociosa, ofereceu-me o livro do Augusto Cury, o ‘Mestre da Sensibilidade’, que faz uma análise sobre a inteligência de Cristo. Eu achei tão bom que já terminei”, diz a servidora, acrescentando que, em muitos momentos, a leitura lhe serviu de assunto e companhia, tendo em vista as restrições impostas pela pandemia de covid-19.

“Estou me sentindo bem melhor. Todos aqui são maravilhosos. Quando não estão conversando comigo, perguntando como me sinto ou me fazendo rir, trazem um livro pra mim”, destaca.

Saúde Emocional

Um exercício para a mente, a leitura reduz níveis de estresse e ansiedade, sendo um forte aliado também no tratamento de doenças psíquicas. “Trata-se de um hábito excelente para a melhora da qualidade de vida e do bem-estar, pois oferece ferramentas que auxiliam no processo de reelaboração de questões internas. Nas crianças, a leitura pode ser utilizada como um instrumento terapêutico, pois quando elas ouvem histórias, passam a visualizar, de forma mais clara, os sentimentos que têm em relação ao mundo. Os livros infantis trabalham problemas existenciais típicos dessa fase da vida, como medos, inveja, carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos”, analisa a psicóloga do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), Marleide Oliveira.

Segundo a profissional, a inclusão da leitura no tratamento da ansiedade é recomendada como uma alternativa saudável e relaxante. “Com o hábito de ler, você pode diminuir os níveis do hormônio do estresse, desacelerando os pensamentos e o ritmo da respiração, além de reduzir o risco de desenvolver doenças psicológicas e degenerativas, como o Alzheimer, ansiedade e até mesmo a depressão”, enfatiza.