HSM realiza tratamento para dependentes químicos com equipe multidisciplinar

5 de novembro de 2021 - 14:28 # # # #

Assessoria de Comunicação do HSM
Texto e foto: Milena Fernandes
Arte gráfica: Brauliana Barbosa


Para ser atendido pelo serviço, é necessário que o paciente não esteja em uso de substâncias psicoativas. Caso o contrário, o HSM oferece acompanhamento na Unidade de Desintoxicação

O motorista F.R.A, 30, é dependente químico há 14 anos. Ele conta que nunca havia realizado um tratamento que o ajudasse tanto como o que encontrou no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Há quatro meses, ele decidiu mudar de vida e buscou a Emergência do equipamento. Precisou ficar internado na Unidade de Desintoxicação, onde passou 15 dias. Logo após a internação, foi convidado a dar continuidade ao tratamento no Hospital-Dia – Elo de Vida, um serviço do HSM que proporciona a reinserção psicossocial do paciente com apoio terapêutico para os familiares.

“Aqui no Elo de Vida recebo muito apoio e acompanhamento de diversos profissionais que me ajudam nesse processo de ficar longe das drogas. Já estou querendo voltar a trabalhar como motorista de aplicativo. Um dos maiores sucessos do meu tratamento foi o sentimento de confiança que senti junto aos profissionais que me acompanham. Hoje, estou amadurecido e consigo viver no tratamento sem o uso de drogas”, afirma o paciente.

No HSM, a terapia no Elo de Vida tem como foco dar continuidade ao processo de manutenção da abstinência após a desintoxicação, possibilitando mudanças de hábitos, além de compartilhar conhecimentos ao paciente a respeito da dependência química e favorecer a elaboração de um projeto de vida sem o uso de substâncias psicoativas.

O psicólogo e gestor do serviço, Igor Guidetti, explica que os pacientes ficam no equipamento por cerca de três a seis meses durante o dia, de segunda a sexta-feira. As atividades são realizadas por uma equipe multidisciplinar que envolve psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e assistentes sociais. Uma vez por semana são realizados exercícios sob orientação de um educador físico. “Desde o ano passado, alguns pacientes relataram que precisaram buscar o serviço em função dos efeitos na saúde mental ocasionados pela pandemia [de Covid-19]. Fizemos algumas adaptações e continuamos atendendo os pacientes que necessitam desse tipo de assistência para o tratamento de dependência química”, enfatiza Guidetti.

O psiquiatra Arão Zvi Pliacekos, que trabalha diretamente com os pacientes do Elo de Vida, destaca que o uso abusivo de álcool e de outras drogas pode gerar problemas na saúde mental, como sintomas depressivos, ansiosos e medos infundados. “Percebemos que o paciente chega a acreditar em uma realidade imaginária, com discurso delirante, tendo alucinações, sensação de vivências imaginárias, podendo ser acompanhadas de sintomas de despersonalização, agindo de acordo com suas experiências pessoais, misturando o real do irreal. Na pandemia, o paciente químico ficou ainda mais vulnerável a recaídas e exacerbação do quadro clínico por se sentir desprotegido. Por isso, é tão importante e necessário aceitar e buscar ajuda especializada”, reforça.

Além de tratar o dependente químico, o Hospital-Dia – Elo de Vida também cuida dos familiares por meio de orientações e aconselhamentos para lidar melhor com a situação e até colaborar com a recuperação do paciente, buscando, ainda, a construção de outras possibilidades de convivência. As reuniões com as famílias ocorrem às quartas-feiras, das 14h às 16h.

Maria do Socorro, 73, relata que o filho dela está internado no Elo de Vida há cinco meses. A aposentada avalia positivamente o tratamento realizado. “É uma equipe extraordinária, muito boa, que vem ajudando muito meu filho. Ele nunca teve um acompanhamento tão completo e eficiente como esse. Não teve nenhuma recaída e o comportamento dele está mais tranquilo e sereno. Eu também tenho sido muito bem orientada pela equipe quanto à maneira de passar por essa situação com mais equilíbrio emocional”, reconhece.

Para ser atendido pelo Elo de Vida, é necessário que o paciente não esteja em uso de substâncias psicoativas. Caso o contrário, o HSM oferece o serviço da Unidade de Desintoxicação, uma internação com tempo médio de permanência de 15 dias com acompanhamento pela equipe interdisciplinar. Após este período, o paciente será encaminhado ao Elo de Vida para dar continuidade à recuperação.

Tratamento

O período de tratamento no Hospital-Dia – Elo de Vida dura, em média, cinco meses, podendo ser prorrogado por decisão da equipe. Ao fim deste período, o paciente será encaminhado para acompanhamento ambulatorial ou para os grupos de mútua-ajuda, como Alcoólicos Anônimos (AA) ou Narcóticos Anônimos (NA).

Serviço

Hospital-Dia – Elo de Vida: Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto
Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n – Messejana
Contato: (85) 3101-4348