Crianças e adolescentes com transtornos mentais podem receber acompanhamento pelo Telessaúde da Sesa

18 de maio de 2021 - 13:37

No Ceará, crianças e adolescentes com transtornos mentais podem ser acompanhados pelo Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (Naia) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O serviço existe desde 2005 com uma equipe multidisciplinar, formada por psiquiatras, residentes em Psiquiatria e Pediatria, psicólogos, assistentes sociais e terapeuta ocupacional.

Este ano, para reforçar esse atendimento, o Naia, com o apoio da pasta estadual, está oferecendo o Serviço de Telessaúde e Telematriciamento para a Saúde Mental Infantojuvenil. A iniciativa vai ampliar a assistência em saúde mental e a retaguarda às cidades cearenses. Por meio deste serviço, é possível atender à distância, por videochamada, pacientes que moram fora da Fortaleza e necessitam de um acompanhamento específico em saúde mental.

Para ter acesso ao atendimento online, é necessário que um profissional do município, que esteja acompanhando um paciente com necessidade de suporte em saúde mental, converse com a psiquiatra responsável pelo Telessaúde, que irá fornecer as orientações iniciais e indicação de possíveis acompanhamentos e condutas terapêuticas. “Quando houver necessidade, os psiquiatras do Naia serão acionados para maior aprofundamento e orientações na conduta. O serviço foi criado para ampliar o acesso dos usuários do SUS [Serviço Único de Saúde] aos atendimentos em saúde mental, cuja importância tornou-se crucial nesses tempos de isolamento e distanciamento social”, explica Alan Denizard, médico articulador do serviço de Telessaúde da Sesa.

Os casos que já estão sendo acompanhados pelo Naia também podem ser discutidos com o profissional de referência do município, por meio do Telessaúde, sem a necessidade de fazer o paciente se deslocar até a Capital. A psiquiatra do Núcleo, Letícia Cavalcante, reforça que serão encaminhados para o atendimento especializado do Telessaúde os pacientes que estiverem dentro do perfil de atendimento. “São crianças e adolescentes de 2 a 18 anos incompletos, com quadros de depressão grave, risco de suicídio, mania ou hipomania, autolesão, transtorno relacionado à psicose, transtorno alimentar, autismo, TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade], entre outros transtornos”, afirma.

De acordo com a assessora técnica da Superintendência da Região de Fortaleza da Sesa, Nara Goes, o Telessaúde vai fortalecer a Atenção Psicossocial Infantojuvenil nos municípios cearenses. “Nesse momento, faz-se necessário que o Naia, com seu conhecimento amplo na área, forneça esse apoio às Redes de Atenção Psicossocial de cada município e Região de Saúde para que os profissionais locais consigam dar maior resolubilidade às demandas de saúde mental das crianças e adolescentes, diminuindo também a fila da regulação para o ambulatório, evitando que as famílias tenham que se deslocar para Fortaleza, realizando o acompanhamento no próprio município”, esclarece Nara.