Paciente reencontra familiares com ajuda do Serviço Social do HSM

7 de maio de 2021 - 14:03

Na última terça-feira, 04 de maio, o paciente Daniel Cleyton dos Santos Batista, de 27 anos, que estava internado no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da Secretaria de Saúde do Ceará, foi entregue aos familiares que moram no interior de Sergipe. Daniel é garçom e estava há oito meses no HSM, onde realizava acompanhamento psiquiátrico.

O paciente foi encontrado por uma equipe do SAMU, em uma ponte na Barra do Ceará, apresentando aparente risco à própria vida e, levado ao HSM, permaneceu internado, sendo acompanhado por equipe multiprofissional da instituição. No decorrer do processo terapêutico junto à equipe multiprofissional do HSM, Daniel, gradativamente, passou a relatar algumas informações da sua cidade de origem e referências familiares, o que subsidiou os caminhos a serem seguidos pelos profissionais do Serviço Social na localização de sua rede sociofamiliar.

alt

Acompanhado pela assistente social do HSM, Veridiana Pereira, Daniel viajou de avião até Aracaju, capital de Sergipe, onde foi recepcionado pelo primo, Fábio Feitosa e pela Assistente Social do CREAS de Japaratuba, município onde moram os familiares do paciente. “A viabilização do reencontro do paciente com a família foi possível graças a um trabalho pautado na intersetorialidade, onde enfatiza-se o empenho e sensibilidade da equipe da Célula de Benefícios da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS) na leitura da realidade daqueles que demandam de sua assistência”, ressalta Veridiana.

alt

Conseguir contribuir para o retorno de pacientes, após anos de ausência, ao convívio familiar é um dos desafios do Serviço Social do HSM que vem trabalhando diariamente para subtrair a prática da institucionalização dos seus pacientes. “Ao mesmo tempo se revela uma tarefa imensamente gratificante, uma vez que proporciona ao indivíduo reestabelecer os laços com sua terra natal, sua gente e afetos, devolvendo-o ao lugar onde emanam suas histórias e auxiliando no fortalecimento e resgate da sua dignidade”, enfatiza a assistente social do HSM.