Pacientes atendidos pelo Hospital Dia do HSM participam de festa de Natal
9 de dezembro de 2020 - 17:37
O clima de Natal chegou com muito carinho e afeto no Hospital Dia – Lugar de Vida, unidade de atendimento psiquiátrico do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da rede pública estadual. Na manhã desta terça-feira, 8 de dezembro, os pacientes participaram de uma festa com músicas natalinas, coral, sorteio de cestas básicas, partilha de sentimentos com frases escritas por eles, bingo, coffee break e entrega de presentes.
A enfermeira e coordenadora do Hospital Dia, Sâmia Assunção, conta que todos os anos essa data é comemorada com os pacientes e familiares, porém, esse ano, por conta do distanciamento social, a festa foi restrita aos pacientes e funcionários. “É muito importante esse tipo de confraternização para a recuperação deles e também para nós, que estamos todos os dias juntos. Alguns já até receberam alta e vieram participar desse momento festivo conosco e é uma alegria muito grande”, comenta.
Vestido de Papai Noel, o paciente Caio Vieira (nome fictício), 23 anos, fez questão de alegrar a turma e revelar que com o tratamento do Hospital Dia se sente melhor do que antes. Quanto ao Natal, ele diz que antes não se animava muito porque não entendia o verdadeiro sentido dessa festa. “Mas agora eu entendo o quanto é valiosa essa data, o nascimento de Jesus Cristo. Precisamos celebrar e agradecer sempre”.
Durante esse mês de dezembro, outras unidades do HSM estarão realizando festas natalinas junto aos pacientes, com a participação dos profissionais que atuam no hospital. A ideia é despertar o sentimento de amor ao próximo, gratidão, solidariedade e união.
Atendimento Hospital Dia (HSM)
O Hospital Dia – Lugar de Vida é uma unidade de semi-internação voltada para pessoas com transtornos mentais que apresentam quadro de saúde estável.
Os pacientes passam o dia na unidade e depois retornam para casa. Na unidade, eles recebem quatro refeições diárias, medicações indicadas pelos psiquiatras e atendimento psicoterapêutico, além de ter acesso às oficinas artísticas, como confecção de artesanatos, arteterapia, pintura em tela, arte em papel e grafite. Os pacientes também podem ser encaminhados para institutos parceiros, onde são capacitados para o mercado de trabalho e podem conquistar uma vaga de emprego.
Uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social cuida diariamente dos pacientes para que eles não precisem retornar à internação e possam viver com mais qualidade de vida, junto aos amigos e familiares. Os parentes dos pacientes também recebem apoio e orientação para lidar melhor com os problemas enfrentados.