Nutricionistas do HSM orientam sobre trocas nutritivas mais saudáveis

16 de outubro de 2020 - 14:35

  alt  alt

Iogurtes naturais, granola, aveia, chia, salada de frutas, refrigerante caseiro sem aditivos e conservantes. Esses foram alguns dos alimentos oferecidos aos funcionários do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde, do Governo do Estado, que passaram pelo refeitório na manhã desta sexta-feira, 16 de outubro.

As nutricionistas do HSM realizaram uma ação em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação para alertar os colaboradores sobre a importância de manter a saúde em dia, através de alimentos mais naturais. “Nossa proposta é colaborar com a mudança de hábito, que inclui alimentos mais nutritivos e menos industrializados”, explicou a estagiária em Nutrição, Sarah Monteiro.

A ação teve como tema “Trocas Nutritivas, a escolha adequada faz a diferença na sua saúde” e reuniu diversos trabalhadores, que foram orientados a adotar um estilo de vida mais saudável. O agente administrativo do setor pessoal, Francisco Antônio, ouviu com atenção as orientações da equipe de Nutrição e garantiu que vai incluir novos alimentos em suas refeições. “Gostei muito dos sabores que nos foram apresentados aqui. Com certeza, vou passar a consumir mais alimentos como estes, principalmente frutas, aveia e granola”, comentou.

De acordo com a nutricionista do HSM, Vitória Oliveira, a alimentação saudável é muito mais do que regras e paradigmas, é realmente um estilo de vida. “Não acho necessário excluir todos os alimentos considerados vilões, mas sim ter um equilíbrio. Minimizar o consumo de produtos industrializados e ultraprocessados (que alteram o estado natural do alimento) e aumentar o consumo de produtos in natura. Para uma alimentação ser saudável, acredito que a nossa saúde mental também deve estar bem e a nossa relação com o alimento também. É importante nos permitir novos sabores e boas escolhas”, orienta.