Cuidados com a beleza ajudam na recuperação dos pacientes

22 de agosto de 2019 - 18:18

 

Com um sorriso largo, o paciente A.S.M abraça a mãe e revela que se sente mais bonito. Na manhã desta quinta-feira, 22, ele participou de uma atividade voluntária, em comemoração ao mês dos pais, no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará. O paciente cortou o cabelo e aparou a barba.

alt

A ação realizada pelo Serviço de Terapia Ocupacional do HSM reuniu profissionais especializados em barbearia e limpeza de pele, que atuam como voluntários, levando seus serviços para os pacientes internados. “É muito gratificante chegar aqui e poder ajudar a melhorar a autoestima deles. Os funcionários também ficam empolgados, agradecem muito. A gratidão deles é a nossa recompensa”, diz uma das voluntárias que preferiu não ser identificada.

alt

A terapeuta ocupacional do HSM, Maruza Cavalcante, explica que a importância dessa atividade é homenagear os pais neste mês de agosto, sobretudo, contribuir com o fortalecimento da autoestima dos pacientes internados no hospital. “Nós incluímos também os funcionários nesse tipo de ação, pois o cuidador deve ser cuidado e valorizado. Dessa maneira, nosso atendimento torna-se mais humanizado”, frisa.

alt

“O principal é estar engajado em atividades significantes para eles, por exemplo, ir à igreja, sair com a família, realizar um exercício físico, ouvir uma boa música, conversar com os amigos, enfim, atividades saudáveis que tragam bem-estar. Essas atividades, além de melhorarem a autoestima, também colaboram com a promoção da saúde mental e física.  O autocuidado, sentir-se bem ao olhar no espelho e a própria satisfação também favorecem a elevação da autoestima dos homens”, explica Catarina Santos, também terapeuta ocupacional do HSM.

alt

Ela ressalta ainda a importância do papel da família. “São os familiares que constituem um elo fundamental na promoção da qualidade de vida do paciente, devendo apoiar, incentivar e participar nas tomadas de decisões. Sentir-se acolhido e amparado é um dos pilares primordiais na construção e promoção dos papeis ocupacionais”, afirma a terapeuta.

 

Terapia Ocupacional

Diversas atividades são realizadas no CATOFI – Centro de Atendimento da Terapia Ocupacional e Fisioterapia do HSM. Para colaborar com a eficiência no tratamento dos pacientes são realizadas aulas de artesanato, costura, dança, pintura, rodas de conversa e até teatro. Existem grupos voluntários que colaboram com esse trabalho realizando ensaios e apresentações em datas comemorativas. O trabalho da Terapia Ocupacional complementa o tratamento realizado dentro da unidade para que os pacientes internados consigam uma recuperação completa de forma mais rápida.

Assessoria de Comunicação do HSM

Milena Fernandes

(85) 988413091 / 996575696