Elo de Vida contribui com a recuperação dos pacientes

19 de agosto de 2019 - 12:23

 

“Estou lutando para sair dessa e estou conseguindo com a ajuda dos profissionais que atuam neste hospital. Nos últimos seis anos da minha vida usei drogas. Agora, em recuperação, voltei a ter o amor dos meus filhos, o respeito e o carinho que havia perdido. Nada é mais importante do que se sentir integrado novamente à família”. Foi com esse depoimento que o paciente Marcos Torres, 59, emocionou os familiares e os pacientes do Elo de Vida que estiveram reunidos no encontro em homenagem aos pais, realizado no dia 14 de agosto, no auditório do hospital.

alt

Normalmente, os familiares dos pacientes se reúnem todas as quartas-feiras para receberem orientações sobre o tratamento que está sendo realizado para ajudarem no processo em casa, quando o paciente retorna no final do dia para o seu lar. “Para que o tratamento seja bem sucedido é necessário o apoio da família. Nesses encontros nós também cuidamos de cada familiar, orientando e esclarecendo as dúvidas”, reforçou Sandra Coelho, terapeuta ocupacional e gestora do Elo de Vida.

Na última semana, o encontro foi ainda mais especial, teve homenagem aos pais, que contaram com a presença dos filhos. Foram exibidos vídeos com mensagens de afeto, cuidado e união. Os pacientes puderam falar sobre suas experiências na unidade de recuperação e demonstraram imensa alegria de ter a oportunidade de sair das drogas.

alt

O Hospital Dia – Elo de Vida é um serviço do HSM direcionado a adultos, usuários de álcool e outras substâncias, que desejam buscar tratamento. O programa prevê a participação dos familiares, como condição para a recuperação e reintegração sócio-familiar. Atualmente, 24 pacientes estão sendo atendidos. O período de tratamento é de cinco meses, no mínimo, podendo ser prorrogado. O paciente fica no hospital de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, retornando para sua residência no final do dia.

Diversas atividades são realizadas no Elo de Vida. Além do acompanhamento com psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, os pacientes também participam de atividades esportivas, artesanais, musicoterapia, celebrações de datas comemorativas, passeios e cursos profissionalizantes desenvolvidos com instituições parceiras.

 

Assessoria de Comunicação do HSM

Milena Fernandes

(85) 988413091