Pacientes do HSM são capacitados para o mercado de trabalho

23 de maio de 2019 - 11:45

Francisco Renato, 26, começou a apresentar sintomas de esquizofrenia aos 19 anos, quando foi diagnosticada a doença. Esquizofrenia é uma doença mental grave que faz com que as pessoas passem a interpretar a realidade de forma anormal. Nos períodos em que os sintomas estão ativos, geralmente há alucinações, delírios, alteração do comportamento e pensamento desorganizado. Estes sintomas normalmente incapacitam a pessoa de levar uma vida social, trabalhar ou realizar suas atividades diárias.

No dia 17 de maio, Renato e mais três pacientes atendidos pelo Hospital Dia – Lugar de Vida, uma unidade que funciona dentro do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da rede pública estadual, receberam certificados de conclusão de cursos profissionalizantes realizados nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS). Os certificados foram entregues pelo governador do Estado, Camilo Santana, no CITS São Bernardo, no bairro Messejana.

A assistente social do Hospital Dia – Lugar de Vida, Liduína Benevides, que acompanhou a qualificação desses pacientes, afirma que a unidade hospitalar mantém essa parceria com a instituição de ensino a fim de promover a capacitação dos pacientes, contribuindo com o tratamento de cada um deles. “É uma conquista muito importante para o paciente, para os familiares e uma alegria grande para todos nós que acompanhamos a evolução deles”, comenta.

A terapeuta ocupacional e gestora do Hospital Dia – Lugar de Vida, Fátima Araújo, explica que os pacientes são motivados a participarem de cursos de qualificação. “A parceria com institutos do Governo do Estado, como o CITS, que realizam cursos profissionalizantes permite que nossos pacientes sejam encaminhados para o mercado de trabalho”.

A mãe do Renato, Maria da Silva Ramos, 66, conta que depois da realização de três cursos profissionalizantes, o filho dela está mais ativo, entusiasmado e até começaram a ganhar dinheiro juntos. “Nós estamos fazendo salgados em casa porque ele aprendeu quitutes deliciosos no curso de confeitaria. Fazemos pizzas e bolos também. Tudo muito gostoso”, comemora.

Francisco Renato participou do curso de atendente de farmácia, salgadeiro e curta-metragem. “Me identifiquei muito com a confeitaria e posso trabalhar em casa, ao lado da minha mãe. Melhorou o relacionamento com ela, com a família e até a renda para pagar as despesas da casa”, relata.

De acordo com o pesquisador do HSM, Saulo Albuquerque, esses pacientes precisam de suporte social e psicológico, aliado ao tratamento com medicação. “Quanto mais cedo a doença é tratada, melhor os sintomas são controlados e mais chances a pessoa tem de se recuperar”.

Hospital Dia – Lugar de Vida

Funciona dentro do HSM, de segunda a sexta, das 8h às 17 horas. Em 2018, foram atendidos 372 pacientes.

Atendimentos HSM

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM) é referência para o atendimento em Psiquiatria no Estado do Ceará. Em média, mais de 3 mil pacientes são atendidos por mês no HSM. Integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), o HSM dispõe de dois hospitais-dia com 60 leitos distribuídos no atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e dependentes de álcool e outras drogas, um núcleo de atenção à infância e adolescência, uma unidade de desintoxicação (álcool e outras drogas) com 20 leitos masculinos e quatro unidades de internação, duas masculinas e duas femininas com 40 leitos cada, assegurando assistência gratuita a seus pacientes em clínica psiquiátrica e reabilitação biopsicossocial multidisciplinar. É ainda campo de estudo, pesquisa e formação para profissionais da área de saúde mental. Em 2018, foram atendidos 22.889 pacientes na emergência, 18.550 nos principais ambulatórios e realizadas 2.052 internações hospitalares.