Hospital de Saúde Mental recebe estagiários de várias áreas e promove Encontro de Integração

25 de junho de 2018 - 14:47

No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Estado, estudantes dos cursos de Nutrição, Serviço Social, Psicologia e Enfermagem, matriculados em diversas universidades públicas e privadas, estão tendo a chance de realizar estágios que possibilitam a vivência e atuação da área de trabalho dentro da unidade hospitalar. O período de estágio varia, podendo ser de um mês a 1 ano e meio.

alt

De acordo com a coordenadora da Comissão de Estágio do HSM, Juliana Queiroz, no ano passado foram recebidos 662 alunos. Já este ano o número de estagiários foi ainda maior. “Estamos com 767 estagiários no hospital. Além do conhecimento prático dentro da área específica, o aluno também é convidado a participar de um encontro de integração acadêmica, realizado por nós”, explica.

O último encontro aconteceu no dia 20 de junho e contou com a apresentação de 33 trabalhos. Os alunos tiveram a oportunidade de apresentar suas percepções sobre o período em que estagiaram no hospital.

alt

Também estiveram presentes preceptores e supervisores de diferentes instituições de ensino.  O encontro de integração é o primeiro realizado no formato interdisciplinar pela Comissão de Estágio, proporcionando interação e troca de conhecimentos e experiências entre os alunos. “É um marco na valorização e reconhecimento das práticas de estágio realizadas pelos alunos enquanto estão em campo de campo de estágio”, ressalta Juliana.

As estagiárias de Nutrição, Charlanny Costa da Silva e Jéssica Brito, apresentaram uma pesquisa técnica a respeito da análise qualitativa de cardápios e as competências que desenvolveram no setor de alimentação do hospital. “A experiência que tivemos no Hospital de Saúde Mental foi relevante para nossa vida profissional e pessoal. Foi uma grande oportunidade de colocar em prática o que aprendemos na teoria. Além disso, o estágio nos trouxe muito aprendizado em como proceder diante de situações difíceis”, relataram as estagiárias.

 

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Saúde Mental
Milena Fernandes – jornalista
(85) 996575696