Saúde mental conta com serviço de Hospital Dia há 25 anos

18 de junho de 2018 - 20:42

Durante esta semana, uma série de atividades está sendo realizada no Hospital Dia – Lugar de Vida, que funciona no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, da rede pública do Governo do Ceará. O serviço que atende pacientes com esquizofrenia, depressão e bipolaridade, sem a necessidade de internação, está completando 25 anos de existência.

alt

As atividades tiveram início na manhã desta segunda-feira, 18, com a realização de maquiagem, limpeza de pele, massoterapia e pintura de unhas. Tudo voltado exclusivamente para os pacientes. “Nós estamos sendo muito bem tratados aqui, aliás sempre somos, mas essa semana está sendo muito prazerosa porque vai ter festa todos os dias”, declarou uma das pacientes atendidas pelo Hospital Dia – Lugar de Vida.

alt

Na programação do evento, em comemoração aos 25 anos, serão realizadas outras atividades, como: dança de quadrilha, discoteca, show de talentos, exposições artísticas, musicoterapia e homenagens aos profissionais que há anos se dedicam a esse serviço. No encerramento da festa, dia 21 de junho, quinta-feira, haverá uma confraternização com a presença de funcionários e pacientes, com direito a bolo e coffee-break.

Atualmente, 30 pacientes são atendidos no Hospital Dia – Lugar de Vida. Eles recebem quatro refeições diárias, medicações indicadas pelos psiquiatras, atendimento psicoterapêutico, além da realização de oficinas artísticas, como confecção de artesanatos, arteterapia, pintura em tela, arte em papel e grafite.“Alguns são encaminhados para institutos parceiros onde recebem capacitação para o mercado de trabalho e podem conquistar a tão sonhada vaga de emprego”, comenta a gestora do Hospital Dia – Lugar de Vida, Fátima Araújo.
Uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social cuida diariamente desses pacientes para que eles não precisem retornar a internação e possam viver com mais qualidade de vida junto aos familiares. Os parentes dos pacientes também recebem apoio e orientação para lidar melhor com os problemas enfrentados.
alt

“Ao longo desses 25 anos conseguimos avançar muito na prestação desse serviço. Investimos na arborização do Hospital Dia – Lugar de Vida, aumentamos o número de pacientes atendidos, implantamos a “memória viva” de todos eles e colaboramos com a realização de cursos de capacitação e reinserção no mercado de trabalho, através da parceria realizada com instituições públicas e privadas”, comemora Fátima. 

Atendimentos
 
Em média, mais de três mil pacientes são atendidos por mês no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto. Integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), o HSM dispõe de dois hospitais-dia, com sessenta leitos distribuídos no atendimento a  pacientes psicóticos e dependentes químicos, um núcleo de atenção à infância e adolescência, uma unidade de desintoxicação (álcool e outras drogas), com 20 leitos masculinos, e quatro unidades de internação, duas masculinas e duas femininas, com quarenta leitos cada. Os pacientes do HSM têm atendimento gratuito em clínica psiquiátrica e reabilitação biopsicossocial multidisciplinar. O hospital é ainda campo de estudo, pesquisa e formação para profissionais da área de saúde mental.
 
 
 
Assessoria de Comunicação do HSM
Milena Fernandes
(85) 3101-4350