Hospital de Saúde Mental comemora 55 anos com atividades para população

23 de março de 2018 - 19:55

As comemorações pelos 55 anos do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, começaram logo cedo nesta sexta-feira, 23 de março. Diversos profissionais, entre psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, estiveram reunidos na Avenida Beira-Mar, na capital, durante toda a manhã, prestando atendimento a quem passaram pelo calçadão. “Saímos um pouco do hospital e viemos às ruas, nos aproximar ainda mais da população, conscientizando cada um sobre a importância de ficar atento aos cuidados com a saúde mental e emocional. Estamos aqui apresentando alguns dos serviços que realizamos no hospital. Isso é muito gratificante”, afirmou a diretora-geral do HSM, Magaly Ferreira Mendes.

alt

Durante toda a manhã, foram realizados diversos serviços em uma tenda armada na Praça dos Estressados. A equipe do setor de Terapia Ocupacional aplicou testes de rasteio para ansiedade, memória e estresse. “A procura foi muito grande, houve fila para o atendimento, as pessoas demonstraram muito interesse em conversar com a gente, em buscar as informações. Ficamos felizes de poder dar essa contribuição”, disse a terapeuta ocupacional, Gabriela Garcia.

alt

Houve ainda aferição da pressão arterial, dicas de nutrição com alimentos que auxiliam na saúde mental e rodas de conversa sobre estratégias de autocuidado em situações de luto, tensão e medo. A psicóloga do HSM, Carla Lima Simões, explicou que a adesão foi intensa e bastante positiva. “Utilizamos um dado lúdico onde o público interagiu, demonstrando que a saúde mental ainda é vista como um processo de adoecimento psíquico. Mas esta ação provocou um outro olhar: de que a saúde mental é um cuidado pessoal, uma antecipação dos processos de adoecimento. Essa ação foi provocadora de uma ação de cuidado”, ressaltou Carla.

alt

alt

O operador de turismo, Ricardo Soares, estava em casa quando soube que seria realizada a ação coletiva do Hospital de Saúde Mental e não perdeu tempo. “Eu vi na televisão e tratei logo de comparecer. Fiz testes de ansiedade, estresse e recebi bastante orientação nutricional. Vou ter mais cuidado com a saúde mental daqui para frente”, revelou.

alt

A aposentada Maria Tereza Moreira, 66, quer se prevenir de doenças como mal de Alzheimer e demência, por isso decidiu realizar o teste de memória. “Eu acabei de descobrir que tenho déficit de atenção e que preciso melhorar meu foco. A indicação foi fazer meditação, atividades esportivas e a trabalhar mais a questão da concentração. Gostei muito de conversar com as terapeutas e psicólogas”, falou.

alt

alt

No período da tarde, as comemorações do aniversário do HSM foram realizadas no Centro de Convivência do hospital. Houve agradecimentos dos diretores, apresentação da Camerata da Unifor e um coffee break para funcionários e parceiros da instituição.

alt

alt

Fotos: Assessoria do HSM

Assessoria de Comunicação do Hospital de Saúde Mental
Milena Fernandes