Hospital de Saúde Mental promove ações em comemoração aos 55 anos

16 de março de 2018 - 15:00

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, completa 55 anos de prestação de serviços à população e formação de profissionais no Estado. A programação comemorativa será de 21 a 23 de março, com diferentes ações para orientar a população e atualizar os profissionais de saúde sobre os cuidados com a saúde mental. Na quarta e quinta-feira, 21 e 22, das 8 às 17h, haverá o XI Seminário de Gestão Participativa do HSM, no Hotel Plaza Suítes, para profissionais e gestores do  HSM. Na sexta-feira, 23, das 7 às 11h, a população poderá participar de uma ação coletiva na Praça do Estressados, na Av. Beira-Mar, e das 15 às 17h, os profissionais do HSM se confraternizarão no Centro de Convivência do hospital.

“Nos últimos dez anos, temos realizado esse tipo de seminário para analisarmos os avanços e as conquistas. É uma oportunidade para refletirmos juntamente com os gestores, coordenadores e demais diretores as ações de cada setor hospitalar. Dessa forma, podemos trabalhar em conjunto, integrados, caminhando em uma mesma direção”, afirma a diretora geral do HSM, a médica psiquiatra Magaly Mendes. A programação pela comemoração dos 55 anos do hospital inclui a construção de um planejamento que já teve início no mês de janeiro com a realização do planejamento estratégico, que contou com a participação dos colaboradores e funcionários. “A ideia é melhorar cada vez mais o nosso atendimento que é relevante para a sociedade cearense, na qual temos a missão de atender da melhor forma e com os melhores recursos”, ressalta Magaly.

Na sexta-feira, 23, diversos profissionais do Hospital de Saúde Mental estarão pela manhã na Av. Beira-Mar para conversar com a população sobre os serviços realizados no hospital. A ação “Com você, somos mais!” reunirá psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. Serão realizados testes para avaliação dos níveis de ansiedade e stress, dicas de alimentação para melhorar a saúde mental, técnicas de relaxamento, aferição da pressão arterial, entre outras atividades. No período da tarde, a partir das 15 horas, os funcionários e colaboradores do Hospital de Saúde Mental participarão da cerimônia comemorativa aos 55 anos do HSM, com a apresentação da Camerata da Unifor, no Centro de Convivência do hospital, seguida por coquetel. “Será um momento de descontração e integração, onde devemos comemorar os avanços do HSM ao longo dos anos”, explica a diretora geral.

Atendimento no HSM

No Hospital de Saúde Mental, muitos pacientes chegam com quadros de doenças mentais gravíssimos. Alguns só descobrem o verdadeiro diagnóstico no HSM, referência da rede pública do Estado no atendimento a pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos. “Se depois do atendimento emergencial, o paciente fizer uma boa adesão ao tratamento ambulatorial e tiver um suporte familiar, a chance de uma boa evolução é certa”, reforça a diretora clínica e médica psiquiatra Jeceline Tavares.

Atualmente, o Hospital de Saúde Mental tem Emergência 24 horas; ambulatórios de especialidades, como Núcleo de Transtornos Ansiosos, Transtornos do Humor, Psiquiatria Geriátrica, Paciente de Primeira Crise, Epilepsia, Neuropsiquiatria, Esquizofrenia (atípicos) e  Transtornos da Sexualidade Humana; além de dois Hospitais-Dia com sessenta leitos distribuídos no atendimento a psicóticos e dependentes químicos, um Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência, uma Unidade de Desintoxicação (álcool e outras drogas) com 20 leitos masculinos e quatro Unidades de Internação, duas masculinas e duas femininas com quarenta leitos cada.

“Nossa demanda é crescente e como referência no tratamento de doenças mentais estamos melhorando nossa estrutura física para continuar garantindo o atendimento humanizado e de qualidade”, ressalta a diretora geral Magaly Mendes. O Hospital de Saúde Mental se destaca também como unidade de ensino e pesquisa, formando médicos psiquiatras de várias instituições de ensino de medicina do Ceará e de outros estados brasileiros. A Residência em Psiquiatria do HSM é referência em todo o norte e nordeste do país.

Serviço:
Comemoração dos 55 anos do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto

XI Seminário de Gestão Participativa do HSM
Dias: 21 e 22 de março (quarta e quinta-feira)
Horário: 8 às 17 horas
Local: Hotel Plaza Suítes – Rua Barão de Aracati, 94, Praia de Iracema
Público: profissionais e gestores do HSM

Ação social “Com você, somos mais!”
Dia: 23 de março (sexta-feira)
Horário: 7 às 11 horas
Local: Praça do Estressados – Av. Beira-Mar, s/n, Meireles
Aberto ao público

Encerramento da programação comemorativa
Dia: 23 de março (sexta-feira)
Horário: 15 às 17 horas
Local: Hospital de Saúde Mental (Centro de Convivência) – Rua Vicente Nobre Macêdo, s/n, Messejana
Público: profissionais e gestores do HSM

 

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Saúde Mental
Milena Fernandes