Brigada contra mosquito é formada no Hospital de Saúde Mental

1 de março de 2018 - 16:59

Brigada contra mosquito é formada no Hospital de Saúde Mental

Depois de um treinamento realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará, por meio do Núcleo de Controle de Vetores da Sesa e Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, uma Brigada contra o mosquito Aedes aegypt foi formada no Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSM), do Governo do Estado. Os 21 participantes receberam informações sobre as formas de combate ao mosquito e as doenças transmitidas por ele. Na quarta-feira, 28 de fevereiro, os brigadistas realizaram a primeira ação no hospital.

Com a formação que tiveram, os funcionários foram preparados para realizar vistorias nas áreas externas e internas da instituição. “Eles foram capacitados para atuarem como brigadistas no enfrentamento e controle do mosquito. Todas as quartas-feiras essa ação será realizada aqui no HSM”, explica Jocélio Almeida, coordenador de higienização hospitalar”.

alt

A auxiliar de limpeza, Maria Zeneuda de Oliveira, que trabalha há 24 anos no HSM, conta que aprendeu muito nesse treinamento e que na primeira vistoria realizada já teve a oportunidade de ajudar a evitar a proliferação do mosquito. “Nós percorremos vários setores do hospital recolhendo materiais que poderiam ser criadouros, Dessa forma já eliminamos os focos do mosquito no ambiente de trabalho”, comemora.

SAIBA MAIS

O engajamento no combate ao Aedes aegypti é muito importante uma vez que além da dengue, o mosquito também transmite as doenças Chikungunya e Zika. A prevenção é a alternativa mais eficaz para combater o mosquito.

 

 

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Saúde Mental de Messejana

Milena Fernandes

(85) 31014350