Residência em Psiquiatria do HSM é referência no Norte e Nordeste

20 de fevereiro de 2018 - 17:26

Residência em Psiquiatria do HSM é referência no Norte e Nordeste

Depois de três anos de muito estudo, a médica Bárbara Rolim Chaves, concluiu a Residência em Psiquiatria no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Estado. “Aqui eu me identifiquei bastante com a psiquiatria e tive a oportunidade de ter um contato real com os pacientes. A quantidade de preceptores, altamente capacitados, agrega muito valor ao nosso aprendizado. Estou saindo daqui muito segura por ter convivido com vários tipos de pacientes e ter me deparado com diversos diagnósticos” afirma.

alt

Foi com essa sensação de dever cumprido, de terem adquirido o conhecimento que precisavam, que nove profissionais concluíram a especialização em Psiquiatria nesse mês de fevereiro. Desde que teve início, em 1978, com os primeiros formandos em 1981, a Residência do HSM já formou cerca de 160 psiquiatras. “Aqui os alunos conhecem na prática todos os tipos de doenças mentais, atendendo pacientes de todas as idades, desde crianças até os mais idosos. Isso gera um grande conhecimento, uma vivência rica”, explica o médico David Martins, vice-coordenador da Residência em Psiquiatria do HSM.

O processo seletivo é feito pela Escola de Saúde Pública. Todos os anos são ofertadas duas vagas para Residência em Psiquiatria para Infância e Adolescência e dez vagas para Psiquiatria Geral. Depois de muito aprendizado, a turma que concluiu o curso este mês, se reuniu no hall do hospital para agradecer aos profissionais da instituição. Teve discurso de alguns alunos e do gerente-administrativo do HSM, João Paulo Alvares, que parabenizou a turma em nome da direção do hospital. Para concluir o encontro, houve o descerramento da placa com a foto e nomes dos formandos.

alt

Um dos concludentes, Fábio Henrique Queiroz, declarou que ainda na graduação já tinha o desejo de estudar Psiquiatria no HSM por oferecer um curso completo, reconhecido e de qualidade. “Nesse hospital, que é referência em saúde mental, a gente tem a oportunidade de vivenciar os casos da emergência, das enfermarias e ambulatórios, além de participar das discussões clínicas, enfim é muito rico de conhecimento. Vou dar continuidade aos estudos na USP, em São Paulo, me especializando em medicina do sono”, ressaltou.

O coordenador da Residência em Psiquiatria do HSM, Elieser Lima, diz que a relevância desse curso é muito grande. “É a principal fonte de profissionais para todo o estado, é a maior Residência do Norte e Nordeste e em números de psiquiatras é a maior do país”, comemora.

Assessoria de Comunicação do Hospital de Saúde Mental
Milena Fernandes