Formatura de residentes do Hospital de Saúde Mental é nesta sexta, dia 16

15 de fevereiro de 2018 - 14:14

A Residência em Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará, é referência no estado. Anualmente, são ofertadas doze vagas, sendo dez vagas para psiquiatria geral e duas para psiquiatria infantil. A residência tem duração de três anos, com aulas teóricas e práticas. Nesta sexta-feira, 16, às 11 horas, nove especialistas em psiquiatria, que concluem a Residência no HSM, participarão da solenidade de descerramento de placa no hospital.

O HSM é o único hospital do Estado que tem emergência psiquiátrica, o que proporciona aprendizado por meio de experiências na prática para os residentes. “Além das aulas teóricas, eles acompanham na prática o atendimento. Temos vários ambulatórios onde os residentes se deparam com diversos tipos de pacientes e variados problemas psiquiátricos, como depressão, esquizofrenia, demência, ansiedade, transtorno alimentar, entre outros, o que proporciona muita aprendizagem”, explica o vice-coordenador da Residência e médico psiquiatra David Martins.

alt

Outra vantagem da Residência em Psiquiatria do HSM são as aulas de Psiquiatria Forense, que trata de casos psiquiátricos envolvendo alguns crimes. “Se um paciente com esquizofrenia em surto, supostamente assassina uma pessoa, ele não será julgado da mesma forma que uma pessoa comum. Ele vai ser julgado, vai receber uma pena, mas levando em consideração que o crime tem uma relação causal com a doença dele. E isso também é estudado aqui”, fala David Martins.

O médico Diego Mendonça, que está concluindo a Residência em Psiquiatria Geral no HSM, conta que durante três anos teve a oportunidade de acompanhar todos os tipos de transtornos mentais, dos casos mais simples aos mais graves. “O aprendizado é muito grande. Com o tempo a gente observa que a evolução desses pacientes é favorável e isso nos anima muito, nos incentiva a continuar. Gostei tanto que este ano vou fazer a subespecialização em Psiquiatria Infantil e passar mais dois anos estudando aqui no HSM”, declara.

Erlon Coelho também é concludente da Residência em Psiquiatria do HSM e já faz planos para abrir o próprio consultório. “Por ser um hospital público de referência em Psiquiatria, o HSM nos prepara para atuar em qualquer lugar. São três anos de convívio com os mais diversos tipos de pacientes, com as mais variadas doenças mentais. Ao longo do nosso aprendizado vamos conseguindo resolver muitos casos, amenizar muitas doenças. Sinto-me preparado para abrir um consultório e atuar nos CAPS”, afirma.

Com as aulas teóricas sempre aliadas à prática, os profissionais sentem-se seguros até mesmo para repassar conhecimentos e capacitar outros profissionais. O médico Maximilo Ribeiro, que está finalizando a Residência no HSM, já faz planos para voltar a morar no interior. “Sou de Quixeré, onde existe carência em profissionais dessa área. Quero ser um multiplicador e levar a experiência adquirida aqui para lá”, comemora.

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Saúde Mental
Milena Fernandes
(85) 3101-4350