Prevenção contra mosquito é melhor forma de evitar doenças
29 de janeiro de 2018 - 18:17
Na manhã desta segunda-feira, 29, técnicos do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet), da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde (Coprom) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), estiveram no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), do Governo do Ceará. A equipe alertou funcionários, pacientes e acompanhantes sobre os riscos da proliferação do mosquito. Para chamar a atenção do público, teve até personagem: um Aedes Aegypti gigante. “É uma maneira de fazer com que a população fique atenta no combate ao mosquito”, disse a assessora técnica do Nuvet, Ricristhi Gonçalves.
Durante a visita, foram entregues panfletos com dicas de como evitar focos do mosquito e orientações com explanação de todo o ciclo evolutivo do Aedes Aegypti. “Eu já tive chikungunya e é muito ruim. Essas orientações são muito importantes porque nem sempre estamos atentos. Da forma como nos explicaram fica mais fácil reconhecer o mosquito e evitar a proliferação”, declarou Maria Sílvia Pereira, acompanhante.

Neste período de chuvas aumenta o risco de proliferação do mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika. Para evitar essas doenças, a Secretaria da Saúde do Ceará está reforçando o alerta à população. “Os cuidados nessa época precisam ser redobrados. Estamos também treinando funcionários dos próprios hospitais para atuarem como multiplicadores nessa ação de combate”, afirmou Ricristhi.
A designer Meire Alves, que estava acompanhando um paciente no ambulatório do HSM, ficou atenta às explicações e aprovou a iniciativa. “Nunca é demais recebermos as informações. Todos os dias temos que lembrar disso, pois até uma tampinha de refrigerante pode ser um criadouro”, ressaltou.

Na semana passada, receberam a visita dos técnicos o Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e Hospital Geral Waldemar Alcântara. Nesta terça-feira, 30, será no Hospital Geral César Cals e na quarta-feira, 31, do Hospital São José. A visita faz parte do cronograma de mobilização do Nuvet para orientação no enfrentamento e controle do mosquito Aedes aegypti nos hospitais da rede pública do Estado.
Assessoria de Comunicação do HSM
Milena Fernandes
(85) 3101-4350