Saúde orienta sobre notificações de doenças relacionadas ao trabalho

10 de janeiro de 2017 - 12:20

A Secretaria da Saúde do Estado publica nesta segunda-feira, 9, o Manual para uso do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) para Saúde do Trabalhador. A publicação é um manual para análise da qualidade da base de dados e cálculos operacionais dos agravos e doenças relacionados ao trabalho.”Acreditamos que a qualificação das informações vai reduzir a subnotificação em conjunto com outras ações da Rede de Atenção”, afirma o engenheiro em segurança do trabalho Sérgio Murilo Martins Cruz, assessor técnico do Núcleo de Vigilância Ambiental, da Coordenadoria de Promoção e Proteção da Saúde do Estado.

O uso do Sinan Net permite o acesso à informação para todos os profissionais de saúde e à comunidade, como também auxilia o planejamento da saúde, define prioridades de intervenção e contribui para a avaliação do impacto das intervenções. De acordo com a assessora técnica do Nuvam, Gisela Serejo, o monitoramento desses dados pode beneficiar a população, com um planejamento da gestão municipal e estadual, priorizando ações integradas de medidas de controle dos riscos na origem e de proteção coletiva. “Os problemas de saúde decorrentes do trabalho são potencialmente preveníveis. Para que isso ocorra, a Vigilância em Saúde do Trabalhador deve estar inserida no processo de construção da Rede de Atenção à Saúde, coordenada pela Atenção Primária à Saúde”, ressalta.

Em 2016, foram notificados 3.292 casos dos agravos e doenças relacionadas ao trabalho (ADRT) no Ceará. As notificações mais comuns foram os 2.071 casos de acidente de trabalho grave, 793 de acidente com material biológico e 233 de lesões por esforços repetitivos/ distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT). Os ADRT de notificação compulsória são: Acidente de Trabalho Grave, Acidente com Material Biológico, Intoxicação Exógena RT, Violência no Trabalho e Violência Trabalho Infantil, Câncer RT, Dermatose Ocupacional, Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER / DORT), Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), Pneumoconiose e Transtorno Mental RT.

Sinan Net

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net) foi desenvolvido para ser utilizado pelos pontos de digitação que não possuem uma ligação Internet estável a fim de permitir que as mesmas cadastrem os formulários e acompanhem o andamento do processo de instalação. O Sinan Net tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de Governo, por meio de uma rede informatizada, para apoiar o processo de investigação e dar subsídios à análise das informações de vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória.

Atendimento ao trabalhador

Desde a implantação da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) no Ceará , com o 1º Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual), o Estado tem implementado ações de estruturação da Rede. Atualmente no Ceará, existem oito CEREST Regionais, além do Estadual.

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador do Ceará, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, é referência no diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho, com equipe multiprofissional formada por médico do trabalho, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social, engenheiro e técnico de segurança do trabalho, que realiza diagnóstico, indicando se as doenças ou sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades profissionais que elas exercem. Além disso, promove capacitação da Rede SUS, desenvolve projetos e pesquisas, organiza informações e subsidia ações de vigilância com a finalidade de estruturar a rede de atenção à saúde do trabalhador no estado.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Av. Imperador, nº 498, Centro, Fortaleza, em frente à Praça da Lagoinha e ao Hospital Geral César Cals.

Veja o manual aqui.

Cristiane Bonfim/ Marcus Sá / Helga Rackel  (85) 3101.5221 / 3101.5220