Ceará já tem 7 policlínicas e CEOs regionais acreditados pela qualidade

5 de agosto de 2016 - 21:06

 

O Ceará chegou a sete Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e policlínicas regionais ceritificados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Depois dos CEOs em Cascavel e em Limoeiro do Norte e as policlínicas regionais em Itapipoca e Pacajus, reconhecidos em junho como serviços Acreditados, nível de certificação atribuído a instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora, anunciou no início de agosto a certificação do CEO em Juazeiro do Norte e das policlínicas regionais em Sobral e Tianguá. As unidades são da rede pública do Governo do Estado.
alt
Policlínica Regional em Pacajus
 
“Toda vida que era pra fazer a mamografia eu ficava preocupada e desanimada. Tinha que viajar, sair de casa porque o exame só era feito em Fortaleza”, disse a dona de casa Elomar Gomes. Mudou com a policlínica regional em Itapipoca. “Desde 2013 faço mamografia perto de casa, de graça, e com o atendimento de uma especialista, que é o mastologista”, fala. “Na policlínica, Elomar Gomes conta que precisou de outros atendimentos: sou mesmo usuária da policlínica. Lá fui atendida por oftalmologista, otorrinolaringologista e ainda pelo fisioterapeuta”.
alt
CEO Regional em Juzeiro do Norte
 
O CEO regional em Juazeiro foi inaugurado em dezembro de 2009. Os serviços especializados em saúde bucal dão cobertura à população de 400 mil habitantes dos municípios de Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Missão Velha e Juazeiro do Norte. Inaugurada em julho de 2012, a Policlínica regional em Sobral foi a primeira do tipo II instalada pelo Governo do Estado. Dá cobertura em exames e consultas especializadas a 614 mil habitantes dos 24 municípios que integram a Região de Saúde de Sobral. Também do tipo II, a Policlínica regional em Tianguá, inaugurada em dezembro de 2013, garante serviços especializados à população dos municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.
alt
CEO Regional em Cascavel
 
A acreditação é um processo que certifica a qualidade da instituição de saúde, de acordo com padrões e requisitos definidos pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação. O Ceará, na rede pública do Governo do Estado,  tem 12 serviços certificados pela ONA, entre os mais de 500 certificados em todo o Brasil. O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, e o Hospital Geral Waldemar Alcântara, em Fortaleza, são Acreditados Plenos, enquanto o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), os CEOs em Cascavel e Limoeiro do Norte, as policlínicas em Pacajus e Itapipoca têm agora a companhia do CEO em Juazeiro do Norte e das policlínicas em Sobral e Tianguá como serviços acreditados.
 
alt
Policlínica Regional em Itapipoca

alt
Policlínica Regional em Sobral

alt
Policlínica Regional em Tianguá

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara