VI EXPOESP/CE: já abertas as inscrições

17 de maio de 2016 - 15:52

O Ceará vai viver de 17 a 19 de agosto um período rico de troca de experiências de produção técnica e científica. É quando a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Estado, realiza, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a VI EXPOESP: compartilhando aprendizagem. As inscrições tanto para a VI EXPOESP/CE quanto para os trabalhos já estão abertas, exclusivamente pelo site www.esp.ce.gov.br. A Exposição acontecerá na sede da ESP/CE, Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles, de 17 a 19 de agosto.

Juntamente com a Exposição haverá a V Mostra de Saberes da Educação Profissional em Saúde e a I Mostra de Residências Multiprofissional em Saúde do Ceará. A Mostra de Saberes é o momento de valorizar a formação profissional técnica na saúde, fazer um balanço das competências desenvolvidas em cada um dos cursos, além de valorizar a formação profissional técnica na saúde. A Mostra reforça o propósito da educação profissional da ESP/CE, da educação voltada para aprendizagem aplicada à realidade, promovendo uma significação do conhecimento, aliado às práticas profissionais para o fortalecimento da atuação do profissional de saúde.

Na Mostra de Residências Multiprofissional em Saúde do Ceará, trabalhos científicos serão expostos, além de apresentações de casos bem sucedidos nos cenários de prática dos residentes. O evento vai contar ainda, com a Tenda de Saberes, com manifestações culturais, poesia, música.

A EXPOESP tem o objetivo de promover a discussão sobre temas importantes para o sistema de saúde, com a utilização de diversas estratégias de divulgação do conhecimento, como conferências, painéis, mesas redondas e apresentações de temas livres.

Retrospectiva
A ideia de fazer acontecer a I EXPOESP surgiu em novembro de 2004, em Brasília, durante a Exposição da EXPOEPI do Ministério da Saúde, e em 2005 as ideias saíram do papel para a planificação, construção estratégica e concretização do evento. Na primeira edição, realizada de 12 a 14 de setembro de 2005, a EXPOESP contou com a realização de painéis, mesas redondas, cursos, rodas de conversas, oficinas de trabalho e conferências com enfoques inovadores e sem perder de vista o foco na atenção integral e humanista. Foram apresentados 162 trabalhos, dentre os 286 analisados pela Comissão de Temas Livres. Entre as pesquisas foram demonstradas as experiências dos jovens residentes orientados por seus preceptores.

Na II EXPOESP, realizada de 24 a 25 de julho de 2006, os 154 trabalhos apresentados e cerca de 380 inscritos fizeram da ESP/CE uma seara fértil para apresentações e debates de temas importantes e formulação de propostas na área de saúde, educação, cultura e cidadania, conforme idealizado pelos organizadores do evento. O tema central foi “A ESP/CE na Construção do Conhecimento e do Controle Social”.

A III EXPOESP consolidou a exposição como o mais importante e completo evento científico estadual de saúde pública. Entre os dias 3 e 5 de setembro de 2008 cerca de 700 pessoas circularam na sede da ESP/CE, sendo 490 participantes inscritos e 170 trabalhos científicos apresentados. Cinquenta trabalhos foram expostos na modalidade oral, número que superou o previsto, dada a qualidade das pesquisas apresentadas.

A IV EXPOESP, realizada no período de 2 a 5 de setembro de 2009, reuniu 510 participantes e 243 trabalhos inscritos, apresentados no formato oral e pôster. O evento mobilizou profissionais, pesquisadores e estudantes da área de saúde em torno de ricos debates sobre temas relevantes de saúde pública relacionados principalmente à prática de trabalho da Estratégia de Saúde da Família no interior do Ceará. A quarta edição da EXPOESP teve como tema central “Gestão em Saúde para Fortalecimento do SUS: desafios e estratégias”.

A V EXPOESP, nos dias 7 e 8 de novembro de 2013 e no Centro de Eventos do Ceará, fez parte da programação do XIII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE) e teve como tema central “ESP/CE: 20 anos promovendo a formação e a educação permanente para enfrentar os desafios do SUS”. Na Exposição 192 trabalhos foram aprovados, dos 245 recebidos naquela edição estiveram expostos durante as atividades do evento.

SERVIÇO:
VI EXPOESP
Dias: 17,18 e 19 de Agosto
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará – Av. Antonio Justa, 3161, Meireles – Fortaleza, Ce.
Inscrições pelo site: www.esp.ce.gov.br
Para mais informações com Centro de Investigação Científica (Cenic): 3101.1406.

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE
Contato: 3101.1412 ( ascom@esp.ce.gov.br)
Twitter: @espce
Facebook: espce