Hospital Frota Pinto é o melhor avaliado do Brasil

26 de março de 2015 - 19:42

O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado, obteve a melhor avaliação do Programa Nacional de Avaliação do Sistema Hospitalar/Psiquiatria (PNASH 2012/2014). A nota final de 97,56 atribuída ao HSM foi a maior dentre as 143 instituições avaliadas, que juntas ficaram com média de 65,98. A avaliação do PNASH é realizada e aplicada a todos os hospitais da rede do SUS mediante aplicação de quatro formulários padronizados para cada unidade hospitalar, divididos em: avaliação técnica, avaliação para usuários de ambulatório, avaliação para usuário de internação, avaliação para usuários de emergência. O PNASH/Psiquiatria é uma estratégia da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúdeque avalia o real nível de qualidade da assistência prestada nos hospitais psiquiátricos do país. Na edição anterior do PNASH (2007/2009), o HSM ficou com nota 72,05, na 52ª colocação.

O atual Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto iniciou suas atividades em 1963. O então  “Hospital Colônia de Psicopatas” era estruturado como asilo, já que o convívio social com doentes mentais não era aceito pela sociedade. O hospital era, portanto, um asilo que chegou a contar com 400 leitos ocupados. Hoje, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto – antigo Hospital de Saúde Mental de Messejana (HSMM) – compõe a estrutura organizacional da Secretaria de Saúde do Estado e é referência para o atendimento em psiquiatria no Ceará, integrante da rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a missão de garantir atendimento interdisciplinar, promover atividades de ensino e pesquisa e ainda aprimorar as técnicas de assistência em saúde mental para contribuir com a reabilitação biopsicossocial e reintegração dos portadores de transtornos mentais ao contexto sócio familiar, o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto tem 180 leitos para internação e dispõe de dois hospitais-dia com 60 leitos distribuídos no atendimento a psicóticos e dependentes químicos e também um núcleo de atendimento à infância e à adolescência.

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara