Novo Centro de Referência sobre Drogas atende pelo 08002751475

8 de janeiro de 2015 - 19:04

O número 0800 275.1475 é responsável por 55% dos 231 atendimentos feitos pelo Centro de Referência sobre Drogas (CRD), em menos de um mês de funcionamento. O CRD acolheu 128 dependentes químicos e familiares pelo teleatendimento e 103 pelo atendimento presencial, com realização de 36 encaminhamentos para comunidades terapêuticas entre 18 de dezembro de 2014 e 7 de janeiro de 2015. Os usuários são atendidos pelo programa “Acolhe Ceará”, que dispõe de profissionais humanizados e preparados para fazerem a regulação de vagas e o encaminhamento ao tratamento.

Localizado na Rua Oto de Alencar, 139, Jacarecenga, antiga sede da Escola de Ensino Funadamental e Médio Juvenal Galeno, o CRD faz parte da estrutura da Secretaria da Saúde do Estado e integra as políticas públicas intersetoriais sobre uso de álcool e outras drogas. Com esse objetivo, promove ações de prevenção e fortalece a atenção integral aos usuários e suas famílias, acolhe e encaminha dependentes e seus familiares para as redes assistencial e de reinserção social, além de capacitar recursos humanos e fomentar a realização de pesquisas de dados epidemiológicos no Estado.

O CRD está estruturado em quatro núcleos. O Núcleo de Atendimento fará o acolhimento presencial, com funcionamento das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no teleatendimento, pelo número 0800 2751475, e em duas Unidades Móveis de Prevenção e Orientação sobre Drogas. O Núcleo de Capacitação em Assistência a Dependentes Químicos desenvolverá ações de qualificação teórico-prática de profissionais para atuar na área, enquanto o Núcleo de Prevenção Sobre Drogas vai articular ações preventivas junto com os municípios.

Setor estratégico do CRD, o Núcleo do Observatório Estadual Sobre Drogas tem a missão de reunir, gerenciais, analisar e divulgar conhecimentos e informações sobre temas relacionados às drogas, bem como oferecer espaços para estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de novos conhecimentos aplicados às atividades de prevenção, atenção e reinserção social. O Núcleo já realizou o mapeamento de 46 Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (COMADs) e de 21 órgãos municipais de drogas em todo o Ceará.

Para cumprir as atribuições, o CRD vai manter banco de dados sobre o perfil epidemiológico da dependência química, disponibilizar informações sobre substâncias psicoativas a estudantes, educadores, famílias, trabalhadores da rede de assistência, educação, segurança pública, saúde e comunidade em geral, implementar parcerias com as instituições de ensino superior para serviços de extensão acadêmica e capacitação e manter a rede de atenção integrada com qualidade no atendimento aos usuários e familiares. Além das pessoas que fazem uso ou são dependentes, o CRD tem como público as instituições públicas e privadas, igrejas, comunidades terapêuticas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e grupos de ajuda, como Alcoólicos Anônimos (AA), Narcóticos Anôninos (NA), Amor Exigente (AE), Celebrando Restauração, entre outras.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara