Aumenta para 200 número de vagas para tratamento de dependentes químicos

31 de janeiro de 2014 - 22:32

A partir do próximo mês de março o número de vagas financiadas pelo governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado, em instituições de acolhimento de pessoas dependentes de álcool, crack e outras drogas aumenta de 60 para 200. Os nomes das 10 instituições classificadas de um total de 32 que concorreram as 200 vagas foram divulgados no final da tarde desta sexta-feira, 31 de janeiro.

São elas:
 – Associação Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda
 – Atos Centro Terapêutico
 – Centro de Recuperação Leão de Judá
 – Fazenda da Esperança São Bento
 – Associação de Assistência Social Catarina de Laboure
  – Associação Aliança de Misericórdia
  – Casa de Recuperação Monte Sião
 – Comunidade Terapêutica Instituto Volta ao Caminho
 – Associação Shalom de Promoção Humana
  – Centro de Recuperação Rosas de Sarom

O edital de seleção pública para as instituições interessadas concorrerem às vagas saiu no Diário Oficial do Estado no dia 13 de novembro de 2012. Às entidades participantes têm prazo de três dias úteis, a partir de 3 de fevereiro de 2014 para interposição de recurso, conforme estabelecido no Edital. Após esse prazo e a análise dos recursos, a comissão coordenadora encerra o certame e o resultado será encaminhado para homologação. Os valores dos serviços conveniados serão de R$ 1 mil por mês por cada vaga ofertada para adultos e de R$ 1,5 mil por criança, adolescente e mãe que está amamentando acolhidas pelas comunidades terapêuticas.

Atualmente, a Sesa mantém 60 vagas destinadas a dependentes químicos em comunidades terapêuticas, bancadas com recursos do Tesouro do Estado, em cinco comunidades terapêuticas. Com o objetivo de qualificar o trabalho das comunidades parceiras, a Sesa está reforçando as capacitações dos profissionais. Na semana passada fez dois treinamentos com os profissionais das comunidades terapêuticas. Há cursos programados para o ano todo e são realizados na Escola de Saúde Pública, vinculada da Sesa.

Além das 200 vagas em cinco comunidades teraupêuticas, a rede pública de saúde do Estado oferece assistência aos dependentes de drogas no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto. Lá, na Unidade de Desintoxicação são com 20 leitos masculinos. Há ainda o Centro de Convivência Elo de Vida para dependentes químicos, com capacidade para 30 pacientes/dia, que realiza acompanhamento psicológico, atividades físicas e cursos profissionalizantes.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara