Arruda Bastos diz que vai continuar no “bom combate da saúde”

9 de setembro de 2013 - 21:06

Num misto de balanço da gestão e de estusiasmo em seguir em frente na defesa da saúde pública de qualidade, Arruda Bastos se despediu da Secretaria da Saúde do Estado nesta segunda-feira, 9.  “Estou saindo da gestão da Sesa, além de ciente de que “combati o bom combate”, colhendo avanços na melhoria da saúde da população, comprometido em nunca se cansar da luta por saúde para todos e com qualidade e, consequentemente, por uma sociedade mais justa. Vou continuar no bom combate da saúde”, afirmou. O auditório ficou lotado dos coordenadores e supervisores do nível central da Secretaria e das Regionais, de diretores de hospitais e unidades, de profissionais de todos os setores da Sesa e de instituições parceiras no funcionamento do SUS, como o  Conselho Municipal de Saúde e o Conselho Estadual de Saúde.  

O presidente do Cosems foi enfático ao afirmar o apoio da gestão Arruda Bastos na interiorização da saúde: “sempre que precisamos da parceria dele
no enfrentamento das dificuldades nas gestões lá na saúde dos municípios Arruda Bastos ouvia, dialogava e apontava uma alternativa”. Já o presidente do Cesau, João Marques, falou do respeito que “Arruda Bastos tem ao movimento organizado, ao controle social, e da participação em importantes pioneirismos do Ceará, a exemplo da implantação da estratégia de consórcios públicos de saúde”.  

Arruda Bastos chegou à gestão da Sesa em 2 de janeiro de 2007, ano em que Cid Gomes assumiu o governo do Estado, no cargo de secretário executivo. No dia 5 de abril de 2010, em função do afastamento do titular da Sesa, João Ananias, para disputar vaga de deputado na Câmara Federal, ele passou oito meses no cargo de titular da saúde estadual. No início do segundo governo Cid Gomes, no dia 3 de janeiro de 2011, Arruda Bastos é empossado secretário da saúde do Estado. Nesses quase sete anos de gestão na Sesa, ele destacou diferentes conquistas e melhorias na saúde dos cearenses ao mesmo tempo em que falou dos desafios, entre eles o subfinanciamento da saúde. “Sempre contei com a confiança do governador Cid Gomes, a quem devo eterna gratidão”.  

Entre os resultados e conquistas, ele frisou a redução da mortalidade infantil, que em 2006 era de 17,9 por mil nascidos vivos, em 2012 caiu para 12,2 por mil nascidos vivos. O aumento do número de transplantes também foi destacado, com anos sucessivos de recordes entre 2007 e 2011. Em 2006 o Ceará havia realizado 446. Em 2007 saltou para 616. Fechou 2012 com 1.248 transplantes.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá /  ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara