Publicadas portarias que criam conselhos para hospitais da Sesa

8 de agosto de 2013 - 15:26

As portarias assinadas pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, criando os Conselhos Gestor e Consultivo nos hospitais da rede da Sesa foram publicadas no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira, 7 de agosto. O Hospital Geral de Fortaleza, que tem a emergência com o maior fluxo de pacientes, é o primeiro hospital a ter os conselhos implantados. Entre os principais objetivos dos conselhos estão a redução do tempo de espera nos serviços de urgência e emergência e filas nos corredores, implementação da classificação de risco, agilização de exames e internações e ampliação de leitos.        

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e o Hospital Infantil Albert Sabin serão os próximos hospitais públicos da rede estadual que contarão com o apoio de conselhos gestor e consultivo no aprimoramento da gestão e da assistência à população. O HM  tem serviços de emergência nas áreas de cardiologia e pneumologia e o Albert Sabin emergência pediátrica. Até 2014 o projeto estratégico, que inclui os novos conselhos, deverá ser implantado em todos os hospitais públicos estaduais.  O projeto estratégico  tem como finalidade aprimorar a gestão e melhorar assistência  à saúde da população, numa parceria com diversas instituições: Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará,  Associação dos Municípios do Estado do Ceará, Associação dos Hospitais do Estado do Ceará, Conselho Estadual de Saúde, Federação das  Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Ceará, Conselho Regional de Medicina no Ceará, Conselho Regional de Enfermagem no Ceará e Universidade Estadual do Ceará. ¨A complexidade da gestão do SUS e o compromisso em atender com mais eficiência a população exige do gestor transparência, parcerias permanentes e integração com as mais diferentes instituições que representam os interesses da sociedade¨, afirmou Arruda Bastos na última terça-feira, 6. A gestão da Sesa já trabalha integrada a importantes instituições, como o Conselho Estadual de Saúde (Cesau) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde ( Cosems). O projeto ampliará ainda mais a participação de gestores e profissionais que vivem no dia a dia o desafio de melhorar a saúde pública¨.      

Conselho Gestor

Os novos conselhos são formados, além de gestores da Sesa, por representantes do quadro de profissionais dos hospitais e de diferentes instituições. O Conselho Gestor do HGF é constituído pelo secretário da saúde do Estado, o superintendente da SRU da Sesa, a coordenadora da Corac, a coordenadora da Copas, o coordenador da Coprom, o diretor do HGF, representante dos profissionais do hospital e ainda, numa integração reforçada com a gestão pública estadual, com representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão, da Secretaria da Fazenda e também da academia, através da Universidade Estadual do Ceará. Entre as funções do Conselho Gestor, estão propor e adotar ações para aprimorar a gestão e assistência do hospital e assim acelerar as mudanças da  saúde na construção de um novo Ceará. Ver, na íntegra, portaria que criou o Conselho Gestor dos hospitais da Sesa. 

Conselho Consultivo

Já o Conselho Consultivo do HGF, que tem entre as competências propor linhas de ação, programas e estudos voltados para a melhoria dos serviços prestados pelo hospital e acompanhamento e avaliação do desempenho, é composto de representantes do nível central da Sesa, um integrante da diretoria e um representante dos profissionais do hospital  e por entidades que representam áreas da saúde e do controle social, como o Conselho  Regional de Medicina, o Conselho Regional de Enfermagem, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza e o Conselho Estadual de Saúde. Ver, na íntegra, a portaria que criou o Conselho Consultivo do HGF. Onde tem, na composição do Conselho Consultivo um representante da diretora, por  erro de digitação, ler diretoria.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara