HSM em 2012: conquistas importantes

28 de dezembro de 2012 - 14:45

No balanço final do ano de 2012, evidenciou-se no Hospital de Saúde Mental Prof. Frota Pinto o reconhecimento institucional às conquistas no enfrentamento dos desafios de gestão.

No primeiro semestre do ano, o diretor geral do Hospital de Saúde Mental, Marcelo Theophilo, conquistou a primeira colocação no Prêmio FBAH de Administração Hospitalar com o projeto “Gestão estratégica da qualidade em hospital de referência em Saúde Mental no Ceará: a busca contínua e interdisciplinar”. A premiação é uma realização anual da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares (FBAH) e foi criada para reconhecer e premiar os gestores hospitalares que se destacam em suas instituições e na comunidade através de projetos eficientes, responsáveis e criativos, e que tenham feito a diferença nessas instituições e comunidades.

Outra importante conquista para o Hospital Frota Pinto aconteceu durante o XXX Congresso Brasileiro de Psiquiatria realizado de 10 a 13 de outubro de 2012 em Natal, no Rio Grande do Norte. O documentário “Comendo lagartas, defecando borboletas” foi premiado em primeiro lugar, por unanimidade. O trabalho é de autoria dos residentes em psiquiatria Eliezer Feitosa (R3), Higor Marques (R1) e de Naiane Andrade e Francisco Alencar (produção e edição de imagens).

O vídeo, que tem 18 minutos de duração, mostra vida e obra do poeta Mário Gomes, um cearense que já frequentou o Clube dos Poetas Cearenses, recebeu homenagens de grandes escritores, autor de oito livros de poesias e que hoje se encontra prejudicado, maltrapilho, perambulando entre o Centro Dragão do Mar e a Praça do Ferreira. Mário Gomes habitualmente é visto com bebida e cigarro a tiracolo, encontra-se esquecido e por vezes rejeitado por transeuntes desinformados que frequentam estes locais, afirmou Eliezer Feitosa, diretor geral do vídeo.

No âmbito estadual, em novembro o Hospital saiu vencedor na categoria bronze da classificação 500 pontos no IV Ciclo do Prêmio Ceará Gestão Pública (Gespública 2012), uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão, cujo processo de avaliação da gestão tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP).

Dois anos depois de se destacar como o primeiro hospital do Brasil a receber a Certificação NBR 15.635 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em 2012 o Hospital Frota Pinto confirmou a conquista com a recertificação anunciada no início de dezembro. A Cerificação NBR 15.635 define Requisitos de Boas Práticas Higiênico–Sanitárias e Controles Operacionais Essenciais em Serviços de Alimentação.

Para a certificação da ABNT, o HSMM fez diversas mudanças no Serviço de Nutrição e Dietética, desde a reforma estrutural do Serviço de Nutrição e Dietética à incorporação de uma nova cultura e clima organizacional. Entre as ações desenvolvidas para assegurar a qualidade e segurança alimentar estão treinamento permanente dos funcionários, adequação da infraestrutura e do ambiente de trabalho com medidas para prevenir contaminação cruzada, aquisição de novos equipamentos e utensílios, vestuário de proteção e instalações para os funcionários do setor.

Que as realizações deste ano sejam apenas as sementes do que será colhido no ano vindouro. Um 2013 de muita paz, saúde e sucesso.

Direção Geral do HSM