Seis unidades da Sesa recebem Prêmio Gestão Pública 2011

22 de novembro de 2011 - 18:21

Nesta quarta-feira, 23 de novembro de 2011, gestores e profissionais da rede estadual de saúde receberão o Prêmio Ceará Gestão Pública 2011, às 9 horas, no auditório da Secretaria de Planejamento do Estado. Dois hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Estado serão premiados com troféu, o Hospital Infantil Albert Sabin e o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, conforme divulgação já feita pela Secretaria de Planejamento do Estado no último dia 25. Mais três unidades da Sesa foram vencedores, sendo 1 na faixa prata, o Hospital Geral Dr. César Cals e dois na faixa bronze, o Hospital São José e o Hemoce. Também será concedido certificado de participação para o Hospital de Saúde Mental de Messejana. No total, seis conquistas da rede de hospitais e unidades da Sesa.   

Para o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, “as premiações representam incentivo aos gestores e profissionais para avançar cada vez mais na qualidade da gestão, ampliando o acesso aos serviços de saúde à população”. Reconhecer as instituições públicas que assumem compromisso de mudança, com realização de autoavaliação continuada da gestão, é a finalidade do Núcleo Estadual do Gespública no Ceará com a entrega do Prêmio Ceará Gestão Pública. “É fundamental que a gestão passe por uma avaliação de órgãos externos. Além do fator positivo da transparência da gestão, ao liberar informações e relatórios para avaliação, com o retorno da premiação fica o reconhecimento  de que estamos no rumo certo na busca por serviços públicos de saúde com qualidade”. As bancas examinadoras do  PCGP avaliam as instituições com base no Modelo de Excelência em Gestão Pública – MEGP, associado com o modelo de excelência em gestão utilizado pelos setores público e privado, em mais de 120 países, submetendo os relatórios de avaliação a uma banca de juizes.

3 anos de premação

A premiação é feita uma vez por ano. Desde 2009, quando foi instituído o PCGP, hospitais e unidades da Sesa são premiados. No primeiro ano a premiação foi para o Hospital Infantil Albert Sabin, com faixa ouro; o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e o Hospital São José, com faixa prata; e o Hospital Geral César Cals recebeu certificação. No ano passado, o número de premiações aumentou. O Albert Sabin e o HM ganharam ouro, a Sesa e o César Cals receberam bronze. O HGF e o Hospital de Saúde Mental de Messejana ficaram com certificações. A Sesa recebeu ainda da Seplag o troféu reconhecimento prata da Agenda Gestão.