HSMM conquista Prêmio Cidadani@ Eletrônica
9 de novembro de 2011 - 17:56
O Hospital de Saúde Mental de Messejana HSMM foi finalista do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica 2011 e conquistou o primeiro lugar. O projeto Tecnologia da Informação em Instituição de Saúde Mental, do Hospital de Saúde Mental de Messejana, conquistou a primeira colocação na categoria Inclusão Digital. A premiação aconteceu dia 9 de novembro, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão. O objetivo da premiação é divulgar e reconhecer a qualidade dos projetos públicos e ainda os benefícios da aplicação da Tecnologia da Informação na administração pública.
O programa Tecnologia da Informação em Instituição de Saúde Mental lança mão do Projeto e-Jovem, da Secretaria da Educação do Ceará, como recurso terapêutico para recuperação de jovens dependentes químicos em tratamento no hospital-dia Elo de Vida do HSMM. Os 25 jovens da primeira turma do programa receberam certificação sábado, 5 de novembro. Atualmente, mais duas turmas de 20 jovens participam do programa. No Elo de Vida, jovens dependentes químicos realizam tratamento durante quatro meses. Ao ingressar no programa de inclusão digital deixam de ser pacientes e se juntam a estudantes da própria comunidade. Ainda assim, permanecem por mais um ano e meio em acompanhamento do Hospital de Saúde Mental de Messejana. Dos 25 jovens da primeira turma, nove já estão empregados em empresas e os demais realizam trabalhos de informática por conta própria. Nenhum deles voltou às drogas.
A sexta edição do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica recebeu inscrições de 52 projetos, sendo 44 selecionados para participar da 2ª fase do prêmio nas categorias: TI Verde (7 projetos), Inclusão Digital (7 projetos), Inovação (11 projetos), Software Livre (12 projetos) e Governança de TI (9 projetos). Entre esses, a Comissão Julgadora do Prêmio selecionou três projetos finalistas por categoria. A Universidade Estadual do Ceará (UECE) conquistou primeiro lugar na categoria TI Verde, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) na categoria Inovação e, na categoria Governança de TI, o primeiro lugar ficou com a Cagece.