Superintendência da rede de unidades vai atuar na gestão de resultados

13 de julho de 2011 - 00:08

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, apresentou na manhã desta terça-feira, 12 de julho, aos gestores de hospitais e unidades e coordenadores do nível central da Sesa, a nova estrutura da Sesa. Conforme decreto do governador do Estado do dia 6 e publicado no Diário Oficial na última sexta-feira, 8, a Secretaria agora tem a Superintendência de Apoio à Gestão da Rede de Unidades de Saúde (SRU). Na nova estrutura organizacional foram agregadas também a Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins) e a Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP). Foi ainda incorporada a rede da Sesa, desde o dia 1º de junho deste ano, o Hospital Geral da Polícia Militar José Martiniano de Alencar. Segundo Arruda Bastos, a nova superintendência terá estrutura enxuta, com quatro cargos, e fará a articulação e intermediação entre a rede de unidades e o gabinete do secretário. (Veja organograma completo)

“A superintendência vai articular dentro da Secretaria as demandas das unidades junto aos diversos setores”, disse Arruda Bastos. A expansão da rede de unidades da Sesa na capital e principalmente no interior justificou a criação da SRU. Na capital, o número de hospitais e unidades ambulatoriais, além de ampliados e reformados, aumentou. No eixo do estádio do Castelão o governo do Estado irá construir o Hospital Metropolitano. No interior, está sendo estruturada uma das maiores redes de assistência à saúde do país, com 22 policlínicas (três inauguradas), 18 Centros de Especialidades Odontológicas regionais (oito inaugurados), além do Hospital Regional do Cariri, já em funcionamento, o Hospital Regional Norte, em conclusão, o Hospital Regional do Sertão, que será construído em Quixeramobim. O governador também já anunciou a construção do Hospital Regional do Maciço.

A nova SRU tem dois eixos básicos de atuação: apoio às diretoriais e  monitoramento, controle e avaliação da gerência de todas as unidades da rede Sesa, independente do modelo adotado de administração. Objetivo: apoiar a gestão para a assistência à população ser cada vez mais qualificada e humanizada.

banner_reuniao_diretores

Diretores de hospitais e unidades falaram durante o encontro de apresentação da SRU. A direrota do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Socorro Martins, disse que “a superintendência é uma iniciativa que surge com a expectativa de que promova integração e maior articulação entre a rede de unidades da saúde”. Já o diretor do Hospital Geral de Fortaleza, Zózimo Medeiros, destacou a necessidade de uniformidade do perfil de qualidade das unidades e que é fundamental intensificar a disseminação, a partir da SRU, das boas práticas de gestão entre todos os hospitais e unidades que integram a rede da Sesa. Em nome dos gestores dos novos Centros de Especialidades Odontológicas regionais, geridos por consórcios públicos de saúde, falou o diretor do CEO regional em Baturité, Paulo Ponte. Segundo ele, “a nova superintendência, com reforço de articulação, vai a fortalecer as gestões regionais de saúde no interior”.