Artigo do Governador no O Povo destaca a nova rede de assistência à saúde

28 de abril de 2011 - 17:13

A passos largos, o Ceará vem construindo uma das melhores redes de saúde pública do País. Há poucos dias foi inaugurado o Hospital Regional do Cariri, obra gigantesca, que exigiu investimentos de R$ 104,7 milhões.

Vale destacar que o nosso povo jamais recebeu, nas regiões onde mora, assistência em saúde com a complexidade que irá encontrar no novo hospital e naqueles a serem entregues na Região Norte e no Sertão Central. Nesses hospitais regionais, serão prestados serviços nas mais diversas especialidades médicas, disponibilizando-se, em um só endereço, atendimento de urgência e emergência.

Os equipamentos já instalados na unidade de Juazeiro do Norte rivalizam, em sofisticação, com aqueles que, até agora, somente eram encontrados em Fortaleza. É o caso da ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia digestiva e respiratória, eletroencefalograma, eletrocardiograma, angiografia, mamografia, ultrassonografia geral e tantos outros.

Para os próximos meses, mais inaugurações estão previstas. No final, teremos entregue aos cearenses 21 policlínicas regionais, 16 Centros de Especialidades Odontológicas, 32 Unidades de Pronto Atendimento, a emergência obstétrica e o setor de hemodiálise do Hospital Geral de Fortaleza e a emergência do Hospital de Messejana.

O Hospital da Região do Norte será inaugurado até o fim do ano. Logo será a vez de o Sertão Central receber sua unidade. A propósito, o Governo do Estado colocou em marcha uma estratégia inovadora no que respeita à escolha da cidade destinada a receber o terceiro hospital regional. É a própria população das regiões do Sertão Central e dos Inhamuns que está sendo convidada a participar da escolha, apontando qual será a cidade-sede do novo equipamento: Boa Viagem, Canindé, Quixadá ou Quixeramobim.

Através dos prefeitos, Câmaras Municipais e Conselhos Municipais de Saúde, os habitantes das outras 16 cidades das duas regiões darão seu veredito, resultando, daí, a localização exata de mais um importante centro hospitalar, a ser implantado no coração do Ceará, o mais perto possível do nosso povo, e inteiramente de acordo com a sua vontade.