14 inaugurações da saúde no interior e na capital

4 de março de 2011 - 12:55

O Hospital Regional do Cariri (HRC), primeiro hospital da rede estadual de saúde no interior, será inaugurado no dia 9 de abril, às 19 horas. No segundo dia de avaliação do Monitoramento de Ações e Programas Prioritários (MAPP), o governador Cid Gomes definiu o calendário de 14 inaugurações. Começam em abril e vão até o mês de julho, incluindo seis policlínicas regionais, quatro Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs), a emergência obstétrica do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e a emergência do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes.

Com a inauguração do Hospital Regional do Cariri, a rede de assistência à saúde do Ceará avança para ser a maior do Brasil, como anunciou o governador Cid Gomes em dezembro do ano passado. As obras do HRC foram iniciadas em fevereiro de 2009. O investimento foi de R$ 105,7 milhões. Construído pelo governo do Estado para atendimento de urgência e emergência e realização de serviços e exames de média e alta complexidade, o HRC fica em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, estrategicamente localizado entre os municípios de Barbalha e Crato para facilitar o acesso à população de 1,4 milhão de habitantes dos 41 municípios da macroregião do Cariri e das microrregiões de Iguatu e Tauá.

Com o funcionamento do novo hospital, a população da região terá assistência especializada no Cariri sem necessidade de deslocamento para a capital. No HRC já estão instalados equipamentos que hoje só existem na rede pública da capital. É o caso da ressonância magnética, exame realizado apenas no Hospital Geral de Fortaleza. A tomografia computadorizada também já está instalada no hospital. Unidade de saúde de grande porte, com 294 leitos, o HRC tem 27.126,47 metros quadrados de área construída.

banner_poli_campos_sales

Ainda no interior do Estado, serão inauguradas as policlínicas de Aracati, Pacajus, Campos Sales, Russas, Icó e Sobral. Nas novas policlínicas, a população do Interior terá acesso a exames e serviços que atualmente, na rede pública, são realizados somente na Capital. É o caso da tomografia computadorizada, serviço oferecido nas policlínicas tipo II, que tem 13 especialidades médicas. A previsão é de que em cada policlínica do tipo sejam realizadas 3.696 consultas mensais. Os ambulatórios especializados das policlínicas tipo 1 incluem oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia. Haverá apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social. Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico serão radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.

As policlínicas tipo II, além de todos os serviços das policlínicas tipo I, ofertarão ainda endocrinologia, angiologia e neurologia e, em destaque, os serviços de tomografia computadorizada, eletroencefalograma e endoscopia respiratória. Em 2010, o Governo do Estado entregou à população as policlínicas de Camocim, Tauá e Baturité.

O calendário de inaugurações inclui, ainda, os CEOs de Brejo Santo, Maracanaú, Crateús, Itapipoca e Cascavel. Os CEOs são unidades regionais e atendem, além dos moradores dos municípios onde estão localizados, a população dos municípios que integram a microrregião de saúde. Nessas unidades são oferecidos serviços de ortodontia, prótese, cirurgias, periodontia, diagnóstico de câncer de boca. Já estão em funcionamento, desde o ano passado, os CEOs de Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Russas, Ubajara, Crato e Sobral.

Em Fortaleza, será inaugurada a emergência do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. A porta de entrada da Instituição, o Setor de Emergência, que atende cerca de 10 mil pacientes por mês, foi ampliado e reformado. São 43 novos leitos e outros 32 reformados. O investimento total foi de R$ 6,9 milhões. A programação agenda, ainda, a inauguração da nova emergência obstétrica do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que recebeu R$ 7,7 milhões.

Calendário de inaugurações

DATA HORÁRIO UNIDADE INVESTIMENTO