Começa operação fumacê para o controle da dengue no Carnaval

28 de fevereiro de 2011 - 17:45

Tem início nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, a megaoperação da Secretaria da Saúde do Estado de combate ao mosquito transmissor da dengue na Região Metropolitana de Fortaleza e litoral cearense, com a realização de dois ciclos de aplicação de inseticida em 71 localidades, distritos ou sedes de 24 municípios e 14 bairros das regionais I e II da capital. No início da operação, às 14h30min, dois carros fumacê partirão da praça do Cais do Porto para fazer a borrifação no bairro do Mucuripe. Na Cidade 2000, três carros fumacê iniciam, no mesmo horário, a borrifação ao lado do prédio do 15º Distrito Policial, na Avenida Central Oeste, 01.

A Operação Carnaval utilizará 20 carros fumacê – cinco em Fortaleza e 15 nos demais municípios – e os equipamentos costais das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES) para lançar 11.850 litros de inseticidas em um total de 16.622 quarteirões. O primeiro ciclo de aplicação do inseticida acontece antes do Carnaval, de 28 de fevereiro a 5 de março e, o segundo, após o feriado, de 14 a 19 de março. Hoje também tem início a operação no municípios da região litorânea.

A ação da Secretaria da Saúde vai diminuir os riscos de proliferação descontrolada do Aedes aegypti nos municípios que registram maior concentração de pessoas no período do carnaval. O controle químico do mosquito é feito com inseticidas fornecidos exclusivamente pelo Ministério da Saúde e deve ser utilizado exclusivamente em situações de emergência e de forma racional e segura. A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do mosquito adulto e o atinge em pleno voo, única forma de ter eficácia. A ação do produto só é efetiva quando o inseticida está em suspensão no ar e só mata o mosquito adulto. Com a ventilação a uma velocidade de 6 Km/h, a ação do produto dura de 40 minutos a uma hora e meia.

Veja aqui a Nota Técnica Dengue FEV/2011