Nova unidade de nutrição é inaugurada no Hospital Mental de Messejana

27 de dezembro de 2010 - 19:23

Foi inaugurada dia 29 de dezembro, no Hospital de Saúde Mental de Messejana, às 15 horas, a nova estrutura do Serviço de Nutrição e Dietética, que passou por reforma e ampliação, com a reconstrução total da cozinha, que recebeu novos equipamentos. A obra foi realizada em conformidade com norma NBR 15.635. O HSMM, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, é o primeiro hospital do Brasil a conquistar essa Certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define requisitos de boas práticas higiênico–sanitárias e controles operacionais essenciais em serviços de alimentação.
Para a certificação da ABNT, o HSMM fez diversas mudanças no Serviço de Nutrição e Dietética, desde a reforma estrutural do Serviço de Nutrição e Dietética à incorporação de uma nova cultura e clima organizacional. Entre as ações desenvolvidas para assegurar a qualidade e segurança alimentar estão treinamento permanente dos funcionários, adequação da infraestrutura e do ambiente de trabalho com medidas para prevenir contaminação cruzada, aquisição de novos equipamentos e utensílios, vestuário de proteção e instalações para os  funcionários do setor.

O HSMM foi selecionado para participar do Programa Alimento Seguro (PAS) por já ter recebido em 13 de janeiro de 2010, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Atestado de Conformidade em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. O atestado é emitido pelo Senac, que realiza a auditoria, em conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A certificação representa a garantia da qualidade e da segurança alimentar das unidades produtoras de alimentos.

A implantação das boas práticas na manipulação de alimentos no HSMM começou com o curso de aperfeiçoamento para 30 funcionários que manipulam alimentos na Unidade de Alimentação e Nutrição. Desde novembro de 2008, o Serviço de Nutrição e Dietética desenvolve ações para garantir qualidade na produção de alimentos para pacientes e funcionários do hospital. Atualmente, o HSMM produz duas mil refeições diárias para pacientes e servidores do hospital.

Fundado há 47 anos, em 23 de março de 10963, o HSMM tem 160 leitos de internação psiquiátrica e 20 leitos na Unidade de Desintoxicação. Realiza, em média, 150 internações mensais e faz 1.000 atendimentos de emergência no Serviço de Pronto Atendimento. Em novembro, o hospital registrou 184 internações e 1.153 atendimentos no SPA.