HSMM é 1º Hospital do Brasil certificado pela ABNT

10 de dezembro de 2010 - 18:54

O Hospital de Saúde Mental de Messejana é o primeiro do Brasil a conquistar a Certificação NBR 15.635 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define Requisitos de Boas Práticas Higiênico–Sanitárias e Controles Operacionais Essenciais em Serviços de Alimentação. O HSMM foi o único Hospital do Brasil selecionado para participar do projeto de implantação da NBR 15.635 por já possuir um reconhecimento na gestão da qualidade do Serviço de Nutrição e Dietética, a partir da aquisição do Atestado de Conformidades em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos em janeiro de 2010. A auditoria para a concessão da certificação foi realizada no último dia 8 de dezembro.

O HSMM foi selecionado para participar do Programa Alimento Seguro (PAS) por já ter recebido em 13 de janeiro de 2010, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Atestado de Conformidade em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. O atestado é emitido pelo Senac, que realiza a auditoria, em conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A certificação representa a garantia da qualidade e da segurança alimentar das unidades produtoras de alimentos.

A implantação das Boas Práticas na Manipulação de Alimentos no HSMM começou com o curso de aperfeiçoamento para 30 funcionários que manipulam alimentos na Unidade de Alimentação e Nutrição. Desde novembro de 2008, o Serviço de Nutrição e Dietética desenvolve ações para garantir qualidade na produção de alimentos para pacientes e funcionários do hospital.

Mais informações através do telefone 3101-4303, com a nutricionista Ana Patrícia Moura Lima.